CÍCERO, Marcos Túlio. A natureza dos deuses. Uberlândia: Edufu, 2016. 496 p. (5). Tradução e notas de Bruno Fregni Bassetto. ISBN: 9788570784087

Autores

  • Lucas Nogueira Borges Instituto de Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

* Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: l_nborges@hotmail.com.

A obra De natura deorum de Cícero ganha sua publicação inédita em língua portuguesa com tradução do filólogo Bruno Bassetto. A tradução de obra De natura deorum foi publicada em 2016, pela EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia), numa edição bilíngue, como o quinto volume da coleção do estudo Acadêmico, que tem a proposta de publicar textos clássicos de Filosofia numa versão para estudos.

Com a edição bilíngue – Latim/Português – tanto o leitor leigo como o pesquisador da filosofia poderão consultar o estilo do latim clássico de Cícero, que influenciou grande parte da tradição filosófica, desde a época medieval até a modernidade. Como o latim de Cícero é considerado modelar, não há autor mais adequado para a propedêutica de estudantes e pesquisadores à língua latina e, principalmente, à leitura de textos originais de filosofia em latim. Em outras palavras, as edições bilíngues da Coleção do Estudo Acadêmico permitem ao estudante de filosofia, de fato, ir aos textos, levando-o assim a um outro nível de pesquisa.

A edição apresentada pela EDUFU da obra De natura deorum traz também notas biográficas e um índice onomástico filosófico, em que se aponta não apenas a referência no corpo do texto, como também se apresenta o trecho em questão, e.g. “ANAXAGORAS I, 26: Depois, Anaxágoras, que recebeu a doutrina de Anaxímenes, foi o primeiro a querer a distinguir e determinar a descrição e o modo de ser todas as coisas pela força e pela razão de uma mente infinita […]” (CÍCERO 2016, P. 455). Como Cícero expressa um alto grau de erudição, que envolve conhecimentos literários da cultura grega e romana, o tradutor apresentou notas a fim de esclarecer dados biográficos, os aspectos e personagens da mitologia, aspectos geográficos e nomes da astronomia antiga. Deve-se considerar que esses recursos, numa tradução de textos clássicos de filosofia, são de grande auxílio para o leitor e pesquisador.

 

Data de registro: 13/03/2018

Data de aceite: 03/05/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Borges, L. N. (2017). CÍCERO, Marcos Túlio. A natureza dos deuses. Uberlândia: Edufu, 2016. 496 p. (5). Tradução e notas de Bruno Fregni Bassetto. ISBN: 9788570784087. Revista Primordium, 2(4). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/41411

Edição

Seção

Resenhas