Proêmio do Comentário de Tomás de Aquino ao Tratado do Céu e do Mundo de Aristóteles

Autores

  • Maryane Stella Pinto UFU

Resumo

* Mestranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGFIL-UFU). Graduada em Filosofia pelo Instituto de Filosofia (IFILO) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: maryane.filosofia@gmail.com.

http://dx.doi.org/10.14393/REPRIM.issn.2526-2106.v2n4a2017-07

[...]

Parágrafo Primeiro

Como o Filósofo diz no livro primeiro da Física; opinamos conhecer cada coisa quando conhecemos as causas primeiras, e os princípios primeiros até os elementos.  A partir do que o Filósofo mostra manifestamente que nas ciências há um processo ordenado, conforme se procede a partir das causas primeiras e dos princípios até as causas próximas, que são os elementos constituintes da essência da coisa. E isto é razoável: de fato o processo das ciências é obra da razão, da qual é próprio ordenar; donde em toda obra da razão se descobre alguma ordem segundo a qual se procede de um a outro. E isso é patente tanto na razão prática, cuja consideração é acerca daquilo que nós fazemos quanto na razão especulativa cuja consideração é acerca daquilo que é feito por outros.

[...]

Data de registro: 14/12/2017

Data de aceite: 11/04/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Pinto, M. S. (2017). Proêmio do Comentário de Tomás de Aquino ao Tratado do Céu e do Mundo de Aristóteles. Revista Primordium, 2(4). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/primordium/article/view/40753

Edição

Seção

Traduções