As memórias das brincadeiras sonoras da infância na formação de professores de música
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66136Palavras-chave:
Formação de Professores, Brincadeiras sonoras, História de vida, Memória, Educação MusicalResumo
O artigo discute os resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteve amparado em uma abordagem (auto)biográfica, a partir da análise de entrevistas narrativas on-line. Na produção destas, nove professores de música da educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental compartilharam suas memórias das brincadeiras sonoras da infância e sua respectiva influência na sua formação como professores. Os resultados apontam que as memórias das brincadeiras sonoras da infância tornam-se referenciais para a formação do professor de música. Assim, entende-se que o contato com sua criança interior promove no professor a retomada do encanto da brincadeira, de modo a inseri-la de forma mais prazerosa no ambiente educacional, construindo um espaço lúdico de confiança e aprendizagem. Ao refletir sobre questões pertinentes a educação musical, o artigo pretende ampliar as discussões sobre a formação do professor de música e os estudos de histórias de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ouvirOUver
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.