As memórias das brincadeiras sonoras da infância na formação de professores de música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66136

Palavras-chave:

Formação de Professores, Brincadeiras sonoras, História de vida, Memória, Educação Musical

Resumo

O artigo discute os resultados de uma pesquisa de mestrado concluída e esteve amparado em uma abordagem (auto)biográfica, a partir da análise de entrevistas narrativas on-line. Na produção destas, nove professores de música da educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental compartilharam suas memórias das brincadeiras sonoras da infância e sua respectiva influência na sua formação como professores. Os resultados apontam que as memórias das brincadeiras sonoras da infância tornam-se referenciais para a formação do professor de música. Assim, entende-se que o contato com sua criança interior promove no professor a retomada do encanto da brincadeira, de modo a inseri-la de forma mais prazerosa no ambiente educacional, construindo um espaço lúdico de confiança e aprendizagem. Ao refletir sobre questões pertinentes a educação musical, o artigo pretende ampliar as discussões sobre a formação do professor de música e os estudos de histórias de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina de Morais Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Janaina de Morais Pereira é professora de Arte da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT). Mestre em Educação e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente, pesquisa a formação de professores de arte/música e a ludicidade em contexto escolar, com ênfase em pesquisas (auto)biográficas. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM).

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

DE MORAIS PEREIRA, J. As memórias das brincadeiras sonoras da infância na formação de professores de música. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66136. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66136. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas