As interartes e seu lugar no contexto atual disciplinar dos cursos de graduação e pós-graduação em arte nas universidades brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-61093Palabras clave:
Interartes. Interfaces. Correspondências das artes. Arte contemporânea. Arte/educaçãoResumen
Este artigo apresenta um panorama sobre a importância das Interartes e interfaces da arte e a abordagem dessa disciplina dentro dos institutos de arte das universidades brasileiras. Na primeira parte apresentamos um histórico da epistemológico das correspondências artísticas. Como esse conhecimento tem sido abordado pelos institutos de graduação em arte. Observamos as construções curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação e suas ofertas de disciplinas na construção do conhecimento das Interartes. Apresentamos teses, livros e artigos que trabalham o paralelismo das artes e sua importância para a pesquisa e produção da arte contemporânea. Ao final apontamos para a importância curricular das Interartes. Apontamos novas (ou antigas) possibilidades de diálogos de diferentes campos da ciência com a pesquisa em arte, diálogos entre as diversas linguagens artísticas e como esse diálogo está em consonância com a necessidade formativa para o docente do ensino básico, para a compreensão do processo criativo artístico, para a pesquisa em arte e para a produção artística contemporânea.
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