Uso da técnica de stop-motion como ferramenta de metodologia ativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v18n1a2022-60761

Palabras clave:

Stop-motion, metodologias ativas, smartphones, animação.

Resumen

Este trabalho busca apresentar uma proposta de uso da técnica de animação em stop-motion, como ferramenta para viabilização de metodologias ativas em sala de aula, independentemente da disciplina e do tipo de conteúdo. No primeiro momento é feita uma explanação a respeito do conceito de metodologias ativas, seguido por uma breve explicação sobre a técnica de animação em stop-motion, com apresentação de três exemplos práticos. O texto é finalizado com uma explanação da proposta de uso da técnica como ferramenta pedagógica, utilizando objetos simples do cotidiano e um smartphone como base para produção dos vídeos animados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Professor do Curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás, Doutor em Arte e Cultura Visual, Mestre em Cultura Visual, Especialista em Arte Contemporânea, Educação e Patrimônio Histórico e Cultural e Bacharel em Artes Visuais com habilitação em Design Gráfico.

Mônica Mitchell de Morais Braga, Instituto Federal de Goiás - IFG

Doutora em Arte pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Plásticas pela UFG. Especialista em Formação de Professores pela UCG (PUC-GO). Professora de Arte/Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Inhumas. Professora do Mestrado Profissional em Artes PROF-ARTES/IFG. Coordenadora Ensino Médio e Técnico da Pró-Reitoria de Ensino do IFG.

Publicado

2022-08-25

Cómo citar

GOMES DE OLIVEIRA, F.; MITCHELL DE MORAIS BRAGA, M. Uso da técnica de stop-motion como ferramenta de metodologia ativa. ouvirOUver, [S. l.], v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v18n1a2022-60761. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/60761. Acesso em: 27 jul. 2024.