Educação musical e literária, pandemia e cotidiano:

a importância do trabalho coletivo e colaborativo

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7204-7292
  • Ana Lucia da Rosa Lutckmeier Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Alessandra de Mello Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66132

Palavras-chave:

Educação musical, Literatura, Saraus, Pandemia Covid-19

Resumo

O artigo relata a pesquisa que investigou os documentos produzidos nos Saraus XX, na Universidade XX, durante a Pandemia da COVID-19, desvelando efeitos e impactos. Teve como desenho metodológico a abordagem qualitativa, a pesquisa documental como método e a coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. A análise foi realizada a partir da análise de conteúdo. Como conclusões foram constatadas várias ações de extensão literárias e musicais, on-line, que os efeitos nos estudantes e comunidade foram muito positivos, e que os aprendizados originados da participação nas atividades foram diversos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida neste momento.

Biografia do Autor

  • Ana Lucia da Rosa Lutckmeier, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Ana Lucia da Rosa Lutckmeier

     

    É graduada em Pedagogia Séries Iniciais- UFRGS – 1991, Graduanda Licenciatura em Música – UERGS, Pós-Graduanda Orientação Educacional – Uniasselvi, Bolsista de Extensão - ArtciEd - UERGS - set/20-jun/21, Bolsista do Programa Residência Pedagógica - Jul/21 - jun/22.

     

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5374454781746485

    Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-0951-154X

  • Alessandra de Mello, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Alessandra de Mello

     

    Acadêmica na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Bolsista de Extensão do Programa: "A Arte de Ler: um Programa de Incentivo à Apreciação Literária e Musical". Estudante no grupo de pesquisa: "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços", da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. É professora estagiária de violino na Fundação Municipal das Artes de Montenegro – FUNDARTE e professora de violino e musicalização infantil na escola privada Casa da Música.

     

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/1766129174202785

    Orcid ID - https://orcid.org/0000-0003-4410-1834

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas

Como Citar

Educação musical e literária, pandemia e cotidiano:: a importância do trabalho coletivo e colaborativo. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66132. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66132. Acesso em: 9 dez. 2025.