Educação musical e literária, pandemia e cotidiano:

a importância do trabalho coletivo e colaborativo

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-7204-7292
  • Ana Lucia da Rosa Lutckmeier Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Alessandra de Mello Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v19n1a2023-66132

Palavras-chave:

Educação musical, Literatura, Saraus, Pandemia Covid-19

Resumo

O artigo relata a pesquisa que investigou os documentos produzidos nos Saraus XX, na Universidade XX, durante a Pandemia da COVID-19, desvelando efeitos e impactos. Teve como desenho metodológico a abordagem qualitativa, a pesquisa documental como método e a coleta de documentos como técnica para a coleta dos dados. A análise foi realizada a partir da análise de conteúdo. Como conclusões foram constatadas várias ações de extensão literárias e musicais, on-line, que os efeitos nos estudantes e comunidade foram muito positivos, e que os aprendizados originados da participação nas atividades foram diversos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida neste momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia da Rosa Lutckmeier, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Ana Lucia da Rosa Lutckmeier

 

É graduada em Pedagogia Séries Iniciais- UFRGS – 1991, Graduanda Licenciatura em Música – UERGS, Pós-Graduanda Orientação Educacional – Uniasselvi, Bolsista de Extensão - ArtciEd - UERGS - set/20-jun/21, Bolsista do Programa Residência Pedagógica - Jul/21 - jun/22.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5374454781746485

Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-0951-154X

Alessandra de Mello, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Alessandra de Mello

 

Acadêmica na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Bolsista de Extensão do Programa: "A Arte de Ler: um Programa de Incentivo à Apreciação Literária e Musical". Estudante no grupo de pesquisa: "Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços", da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. É professora estagiária de violino na Fundação Municipal das Artes de Montenegro – FUNDARTE e professora de violino e musicalização infantil na escola privada Casa da Música.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1766129174202785

Orcid ID - https://orcid.org/0000-0003-4410-1834

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

WOLFFENBÜTTEL, C. R.; DA ROSA LUTCKMEIER, A. L.; DE MELLO, A. Educação musical e literária, pandemia e cotidiano:: a importância do trabalho coletivo e colaborativo. ouvirOUver, [S. l.], v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.14393/OUV-v19n1a2023-66132. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/66132. Acesso em: 26 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Musical e/no cotidiano: experiências, dilemas, perspectivas