Performatividade na infância entre desafios sociais

contação de histórias para além do contar

Authors

  • Flávia Janiaski Universidade Federal da Grande Dourados
  • Carlos Eduardo Soares Cordeiro Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD
  • Daisy Vitória Oliveira e Silva Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD https://orcid.org/0000-0002-5919-3068

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v17n2a2021-62723

Keywords:

Storytelling; Child violence; School; pedagogy of listening.

Abstract

This article discuss the importance of Storytelling in early childhood, having a child as the protagonist and performer of the act of telling. The main objective of the research carried out was to investigate how a child can use Storytelling to narrate any type of child abuse and how teachers, based on these stories, can identify such violence through the Pedagogy of Listening by Lóris Malaguzzi.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Flávia Janiaski, Universidade Federal da Grande Dourados

Flávia Janiaski é doutora em Artes Cênicas pela UFBA, com bolsa de doutorado sanduiche pela CAPES na University of Massachusetts/Boston no programa de Early Childhood Education e professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Artes Cênicas. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Cataria. Pesquisadora na área da Pedagogia das Artes Cênicas, com ênfase em orientação de estágio, drama, contação de história, encenação e produção cultural.

Carlos Eduardo Soares Cordeiro, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Arte educador, ator, musicista, fotógrafo e poeta. Graduando do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Bolsista de Iniciação Científica, com pesquisa na pedagogia da escuta de Malaguzzi e contação de história.

Daisy Vitória Oliveira e Silva, Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD

Artista sul mato-grossense, graduanda do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Participa como bolsista do PIBID de Teatro e é pesquisadora (PIVIC) sobre a pedagogia da escuta de Malaguzzi, o Drama, e contação de história.

Published

2022-01-19

How to Cite

JANIASKI, F.; CORDEIRO, C. E. S.; OLIVEIRA E SILVA, D. V. Performatividade na infância entre desafios sociais: contação de histórias para além do contar. ouvirOUver, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 490–505, 2022. DOI: 10.14393/OUV-v17n2a2021-62723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/62723. Acesso em: 26 nov. 2024.