Deslocamentos na percepção do Outro colonial desde a arte contemporânea

Authors

  • Laura Ribero Rueda Universidade Feevale/Professora e pesquisador
  • Gabriel de Souza Universidade Feevale
  • Amanda Becker Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.14393/OUV-v16n1a2020-51086

Keywords:

Contemporany art, photography, colonialism, displacements, otherness

Abstract

The article consider the colonized past and the Other on the borders of contemporary photography. The birth of photography was simultaneous to the establishment of anthropology, generating stereotypes and imaginaries about the otherness throughout the nineteenth century, which are present in contemporary photographic representations. Thus, one wonders which imageries and stereotypes created since colonialism are represented in contemporary art through the analysis of the artistic production of Julie Moos and Santiago Sierra, who through their works make new readings and displacements of colonial paradigms in relation to the otherness. Contemporary artistic projects that transgress the old photographic models inherited from colonialism.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale/Professora e pesquisador

Artista visual, pesquisadora e professora do Departamento de Fotografia e de Artes Visuais da Universidade Feevale, RS, atuando nos programas de Graduação e Especialização. Doutora em Artes Visuais pelo programa de Arte, Território e Cultura da Mídia, da Universitat de Barcelona, Espanha (2013), com ênfase em teoria e prática da Fotografia. Mestrado em Arte e Novas Tecnologias, pela Universitat de Barcelona, Espanha (2003), e Graduação em Artes Visuais, pela Universidad Jorge Tadeo Lozano, Bogotá, Colômbia (2000). Coordena o projeto de pesquisa 'Território nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea', e é colaboradora dos projetos de pesquisa 'Arte y políticas de Identidad', da Universidad de Murcia, Espanha; e 'Processos Híbridos na Arte Contemporânea', do Instituto de Artes da UFRGS, Porto Alegre. Como artista visual, tem participado em exposições nacionais e internacionais na Europa e América, e tem sido convidada como Artista Residente na Áustria e na Alemanha. Sua pesquisa se concentra na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea com ênfases na teoria, historia e prática da fotografia, processos de criação e produção artística, fundamentos e crítica de arte.

Gabriel de Souza, Universidade Feevale

Licenciado em História na Universidade Feevale (2018). Especializando em Educação Especial e Libras. Trabalha na rede privada de ensino e como Intérprete de Libras na Universidade Luterana do Brasil - campus Canoas. Atualmente desenvolve Aperfeiçoamento Científico no projeto de pesquisa "Território Nômade - migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea", na Universidade Feevale. Desenvolveu Iniciação Científica ao longo da graduação. Tem interesse nos campos de pesquisa em História Cultural, Estudos Decoloniais e História da Arte.

Amanda Becker, Universidade Feevale

Graduada Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Feevale (2017). Com experiência na área da educação e das Artes Visuais. Bolsista no projeto de pesquisa "O processo de criação de conteúdo nos setores criativos" do Laboratório de Criatividade da Industria Criativa, e participa no grupo "Arte e tecnologia: interfaces híbridas da imagem entre mediações e remediações", ambos na Universidade Feevale; investigando as possibilidades de intersecção de meios tradicionais e digitais em produções estéticas contemporâneas, com ênfase em fotografia, gravura e litografia alternativa. Participou de exposições de arte no Brasil e no exterior e em seminários de arte educação e processos criativos. Professora formada no Magistério em 1998, pelo Colégio Santa Catarina em Novo Hamburgo.

Published

2020-07-23

How to Cite

RIBERO RUEDA, L.; DE SOUZA, G.; BECKER, A. . Deslocamentos na percepção do Outro colonial desde a arte contemporânea. ouvirOUver, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 160–173, 2020. DOI: 10.14393/OUV-v16n1a2020-51086. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/51086. Acesso em: 27 jul. 2024.