Ensino de língua e o multilinguismo, multiculturalismo/interculturalismo: a necessidade de uma nova postura pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60061Palavras-chave:
Ensino de língua, Multilinguismo, Multiculturalismo, Letramento críticoResumo
Este artigo tem por objetivo expor algumas reflexões teóricas para o papel docente diante de um alunado multilíngue e multicultural/intercultural bem como um breve relato pedagógico refletindo sobre a necessidade de mudança na postura pedagógica frente às produções híbridas, produzidas pelos alunos, que são resultados da sociedade contemporânea. Sendo assim, o estudo dialoga com autores como (LEFFA; IRALA, 2014), (BAUMAN, 2005), (CANCLINI, 1997, 2000), CAZDEN, C.; COPE, B.; FAIRCLOUGH, N.; GEE (1996), HALL (2006), ROJO (2012, 2013), entre outros, os quais discutem o contexto plural dessa sociedade globalizada e a necessidade de uma pedagogia crítica acompanhada de letramentos múltiplos. As considerações apresentadas revelaram que pensar o multilinguismo e a interculturalidade, pautados na diversidade de linguagem em diferentes gêneros, desenvolvem mecanismos para ofertar um ensino de qualidade emergindo assim uma nova pedagogia. Espera-se que as reflexões aqui contempladas, possam contribuir para os espaços de educação, tanto na recepção quanto na reprodução, no que tange ao aperfeiçoamento de práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do multiletramento, letramento crítico e da autoria.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de língua. Multilinguismo.
Downloads
Referências
LENCAR, M. C. M. Breve panorama dos estudos de letramento (s) no Brasil – dos alfabetismos aos multiletramentos. Revista UNILETRAS, Ponta Grossa-PR, v. 37, n. 1, p.123-139. jan/jun. 2015. Disponível: https://doi.org/10.5212/uniletras.v.37i1.0009 Acesso em: nov. de 2020
BALTAR, M.; BEZERRA, C. Paulo Freire e os estudos críticos do letramento: o sulear e a relação Norte – Sul. v. 15, n. 15, 2014. Revista Línguas & Letras. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/issue/view/665/showToc Acesso em: 19 nov. 2020.
BAUMAN, Z. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editora. 2005. 105 p. https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n5p290-295
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloisa Pezza Cintrão. São Paulo. EDUSP, 1997. p. 283-350.
CANCLINI, N. G. Introdução à edição de 2001: As culturas híbridas em tempo de globalização. In: ______. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2000. p. XVII-XLIII. https://doi.org/10.11606/d.11.2019.tde-20190821-124345
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduação: Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopez Louro. Rio de Janeiro, DP&A, 2006. p.102
LEIRIA, I. Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino. Idiomático. Revista Digital de Didáctica de PLNM 3, 2004, p. 1-11. Disponível em: http://cvc.instituto-camoes.pt/idiomatico/03/01.html Acesso em dez. 2020. https://doi.org/10.17771/pucrio.ple.52766
LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In: LEFFA, V. J.; IRALA, V. B. (Orgs.). Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil. Pelotas: Educat, 2014, p. 2148. https://doi.org/10.1590/s1984-63982008000100007
MASSEY, D. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 175 - 185.
NASCIMENTO, L. J. do. et al. Educomunicação: um projeto de inserção social na escola Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros em Colíder Mato Grosso. In: GUILHERME, W. D. (org.). A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 4 . 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2019. p. 263-272. Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2874 Acesso em: 11 de abr. 2020. https://doi.org/10.22533/at.ed.68719231224
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264 p. 11-31. https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.102
ROJO, R. Gêneros do discurso do círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. H.; MOURA, E. (orgs.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.p. 13-36. https://doi.org/10.22168/2237-6321.6.6.2.408-413
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.