O Circuito da Ciência

Possibilidades de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.47975

Palavras-chave:

Bosque da Ciência, Circuito da Ciência, Espaço não formal, Alfabetização Científica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar as experiências educativas de alunos do ensino fundamental (sexto ao nono ano) no Circuito da Ciência para a promoção de alfabetização científica. Dois instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: observação com registro no diário de campo e entrevistas. A pesquisa foi desenvolvida em 2018, primeiramente com o acompanhamento da visita de escolas públicas da cidade de Manaus ao Bosque da Ciência (Espaço de educação não formal), local idealizado para abrigar o Circuito da Ciência, totalizando quatro escolas. Posteriormente, foram feitas visitas a essas escolas a fim de conseguirmos a autorização dos responsáveis legais para realizarmos as entrevistas com uma amostra de vinte alunos que visitaram o Projeto Circuito da Ciência. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Diante da análise realizada, percebemos que o Bosque da Ciência, por ser um local com um caráter institucional, favorece a aproximação da população com a ciência. É um espaço não formal que fornece recursos didáticos valiosos para o aprendizado, contribuindo de forma significativa para o ensino de ciências visando à alfabetização científica de seus visitantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Duarte Lopes, Universidade do Estado do Amazonas

Graduação em Ciências Biológicas; Mestrado em Ensino de Ciências

Cirlande Cabral da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutorado em Ensino de Ciências; Professor do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BUENO, W. C. Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp, p. 1 - 12, 2010.

CACHAPUZ, A. et al. (orgs), A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, São Paulo, Cortez, 2005.

CARUSO, F. Desafios da Alfabetização Científica, Resumo da Palestra proferida no Ciclo 21 da Fundação Planetário, 2003.

CERATI, T. M. Educação em jardins botânicos na perspectiva da alfabetização científica: análise de uma exposição e público. 2014. 254 f. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2014. 434 p.

COZBY, P. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2003., 449 p

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. O Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008, 220 p.

GUERRA, E. L. A. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Ânima Educação, 2014..

JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não- formais de educação para a formação da cultura científica. Em extensão, Uberlândia, n.7, v. 1, p. 55-66, 2008.

KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. São Paulo: Editora Moderna, 2007, 87 p.

LIRA, M. Aplicação e implicação de práticas argumentativas para o processo de Alfabetização Científica. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 16. 2012, Campinas. Anais... Universidade Estadual de Campinas/SP: Junqueira&Marin Editores, 2012. Páginas 5025-5035.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, n. 3, v. 1, p. 45-61, 2001.

MARANDINO, M..; IANELLI, I. T. Modelos de educação em ciências em museus: análise da visita orientada. Ensaio, n. 14, v. 1, p. 17-33, 2012.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. (2011). Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

OLIVEIRA, D. Biodiversidade em políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação: caracterização e perspectivas para a integração do fomento à divulgação e educação científicas. 2016. 317 f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2016.

PIVELLI, S. R. P. Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de ensino para o desenvolvimento da temática da biodiversidade e sua conservação. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação)., Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

PIZARRO, M. V.; BARROS, R. C. S. N.; JUNIOR, J. L. Os professores dos anos iniciais e o ensino de ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências/ RBPEC, n. 16, v. 2, p. 421-448, 2016.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação. n. 12, v. 36, p. 474-550, 2007.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação, n. 17, v. 1, p. 97-114, 2011.

VIECHENESKI, J. P.; CARLETTO, M.R. Por que e para quê ensinar ciências as crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, n. 6, v. 2, p. 213-227, 2013.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bokkman, 2015.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

LOPES, K. D.; SILVA, C. C. da. O Circuito da Ciência: Possibilidades de Alfabetização Científica para Alunos do Ensino Fundamental. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 453–472, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.47975. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/47975. Acesso em: 22 jul. 2024.