ORALIDADE E GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS EM SALA DE AULA
UMA QUESTÃO AINDA POUCO FALADA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2017v19.n.2.168-195Palavras-chave:
Linguística de Texto 1. Ensino de língua 2. Gêneros orais 3.Resumo
Neste artigo, refletimos a respeito do ensino dos gêneros textuais orais nos níveis fundamental e médio, enfatizando aspectos gerais relacionados à oralidade e questões pertinentes à abordagem dos gêneros, exemplificando com entrevista. Destacamos como alguns livros didáticos têm abordado os gêneros textuais (SANTOS, 2009a, 2009c, 2011) e retomamos o alerta de Marcuschi (1997, 2005), a respeito da pouca atenção dada à oralidade em sala de aula, atualizando o debate sobre o tema, com base em Cruz (2012). Quanto ao trabalho com o gênero entrevista, citamos algumas atividades elaboradas por Antunes (2015). Com isso, pretendemos mostrar o que ainda falta enfatizar no ensino de gêneros orais na escola e sugerir caminhos para auxiliar a tarefa do professor que pretenda inserir essa temática nas suas aulas.
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