DOBRAS DO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE A ARTE, IMAGENS E SONS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Cláudio Benito Oliveira FERRAZ Dr. em Geografia do Departamento de Educação da FCT/UNESP. Coordenador do GPLG
  • Bianchi Agostini GOBBO Prof. Me. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná-IFPR/Campus Ivaiporã Doutorando em Geografia pela UFGD. Membro do GPLG.

Palavras-chave:

Dobras espaciais, Cartografias, Sonoridades

Resumo

Este artigo apresenta considerações teóricas derivadas da articulação de dois projetos de pesquisa. O projeto CARTOGRAFIAS SONORAS: SONS/IMAGENS NA DINÂMICA ESPACIAL DE DOURADOS (MS) - POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA (Processo CNPq 408891/2013-0), que desenvolve diversas atividades realizadas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas em parceria com o Grupo de Pesquisa (Geo)grafias, Linguagens e Percursos Educativos, ambos vinculados a Rede Imagens, Geografias e Educação. No interior de tal projeto se encontra a pesquisa de doutorado DOS SONS DO ESPAÇO À CARTOGRAFIA SONORA DA CIDADE DE DOURADOS - POR UM DEVIR NÃO SURDO DA GEOGRAFIA. Problematizamos o ensino de Geografia e o lugar que as imagens ocupam nesse processo. Com base na filosofia da diferença apontamos a potência de se trabalhar com a sonoridade espacial no sentido de enriquecer os referenciais geográficos e de suscitar outras cartografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-12

Como Citar

FERRAZ, C. B. O.; GOBBO, B. . A. DOBRAS DO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE A ARTE, IMAGENS E SONS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 17, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/35043. Acesso em: 21 dez. 2024.