DOBRAS DO ESPAÇO: APONTAMENTOS SOBRE A ARTE, IMAGENS E SONS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Dobras espaciais, Cartografias, SonoridadesResumo
Este artigo apresenta considerações teóricas derivadas da articulação de dois projetos de pesquisa. O projeto CARTOGRAFIAS SONORAS: SONS/IMAGENS NA DINÂMICA ESPACIAL DE DOURADOS (MS) - POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E PESQUISA EM GEOGRAFIA (Processo CNPq 408891/2013-0), que desenvolve diversas atividades realizadas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas em parceria com o Grupo de Pesquisa (Geo)grafias, Linguagens e Percursos Educativos, ambos vinculados a Rede Imagens, Geografias e Educação. No interior de tal projeto se encontra a pesquisa de doutorado DOS SONS DO ESPAÇO À CARTOGRAFIA SONORA DA CIDADE DE DOURADOS - POR UM DEVIR NÃO SURDO DA GEOGRAFIA. Problematizamos o ensino de Geografia e o lugar que as imagens ocupam nesse processo. Com base na filosofia da diferença apontamos a potência de se trabalhar com a sonoridade espacial no sentido de enriquecer os referenciais geográficos e de suscitar outras cartografias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.