A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcela de Moraes Agudo Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru
  • Marilia Freitas de Campos Tozoni-Reis

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.55-66

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escola pública, Formação de professores.

Resumo

Este estudo apresenta o desenvolvimento de uma intervenção com inspirações na pesquisa-ação, realizada junto de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. A proposta de inserção da educação ambiental na educação escolar nesta pesquisa foi, a partir do conto infantil "A maior flor do mundo" de José Saramago, problematizar possibilidades pedagógicas da educação ambiental. O objetivo deste trabalho é discutir os esforços de formação dos grupos de professores, as atividades da pesquisa realizada com eles, que visou propiciar a formação de educadores ambientais. As condições de precarização do trabalho pedagógico na organização da escola pública constituem um dos problemas encontrados e, portanto, é necessário enfrentar a organização atual da escola pública e as condições de trabalho do professor para uma educação ambiental emancipatória.

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Biografia do Autor

Marcela de Moraes Agudo, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestre em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP). Atualmente, é doutoranda em Educação Para a Ciência (bolsista CAPES), na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru, trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisas em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa. Dra. Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na educação básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e como professora bolsista em cursos de graduação na UNESP/Bauru.

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Publicado

2019-01-05

Como Citar

AGUDO, M. de M.; TOZONI-REIS, M. F. de C. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 55–66, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.55-66. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/34018. Acesso em: 23 jul. 2024.