Cartilhas de alfabetização no Brasil:

um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021)

Autores/as

  • Magna Aparecida Unas Dias Universidade Federal de Rondonópolis
  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73775

Palabras clave:

Educação, Alfabetização, História da alfabetização, Cartilhas escolares, Pesquisa Bibliométrica

Resumen

Neste artigo, as cartilhas são entendidas como fonte/documento histórico e como artefato cultural (Peres; Michel, 2019). Apresentamos um recorte de uma pesquisa que analisou, em perspectiva histórica, as temáticas das publicações sobre cartilhas de alfabetização em periódicos brasileiros entre 2000 e 2021. A fundamentação teórica se apoia na História Cultural e na sua possibilidade de amplificar objetos, métodos e fontes de pesquisa, assim como abordagens dessas fontes, abrindo perspectivas de análise do pensamento e da política educacional sob diversas óticas (Burke, 2005; Chartier, 1990). Trata-se de um estudo bibliográfico sobre cartilhas, que aponta e sistematiza aspectos desse conhecimento acumulado, tais como: temas mais estudados, cartilhas escolhidas, grupos de pesquisa, periódicos que mais publicaram, autores e métodos utilizados. O corpus é constituído de 59 artigos, pesquisados no Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da Capes. Os dados foram organizados em oito categorias, sendo que, neste texto, explora-se apenas uma delas: Produção, difusão, circulação e permanência de certos títulos. Essa categoria abrange 20,3% do corpus (12 artigos) e sua sistematização ocorreu em três subcategorias. Os resultados evidenciam uma multiplicidade de temáticas trabalhadas nos textos analisados e confirmam o caráter de artefato cultural das cartilhas escolares e seu potencial para a história da alfabetização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Rondonópolis

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora Titular (Aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras. Publicou os livros "Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar" (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); "A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal" (Mercado de Letras, 2003); "O que as crianças sabem sobre a escrita?" (EdUFMT e Central de Textos, 2009); "Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)" (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso - 2013-2016). Foi coordenadora do grupo de pesquisa ALFALE de 2001 a 2023. Atualmente é vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento.

Citas

ALVES, A. A. O Município de Cuiabá: Terceiro Livro de Leitura. Cuiabá, 1949.

AMICIS, E. Coração. 44 ed. Livraria Francisco Alves, 1949.

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/16. Acesso em: 22 maio 2024.

BARRETO, A. Cartilha Analítica. 63.ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1955. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/obj_a.php?t=cartilhas01. Acesso em: 25 maio 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2020. 279 p.

BURKE, P. O que é História Cultural? Trad. Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005. 191 p.

CABRAL, T. L. et al. “A Capes e suas Sete Décadas: trajetória da pós-graduação stricto sensu no Brasil” Revista Brasileira de Pós-graduação. Brasília, v.16, n. 36, p.1- 22, 2020. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v16i36.1680

CARDOSO, C. J. Cartilhas Escolares: a constituição de acervos para o estudo da história da alfabetização. Ensino em Re-Vista, [S. l.], 2011. DOI: 10.14393/ER-v18n1a2011-4.

CARDOSO, C. J.; AMÂNCIO, L. N. B. Cartilhas na historiografia da alfabetização: fontes, evidências e produções no Brasil. In: SANTOS, S. M.; ROCHA, J. G. (org.). História da alfabetização e suas fontes. Uberlândia: EDUFU, 2018. p. 55-75.

CHARTIER, R. Introdução. Por uma sociologia histórica das práticas culturais. In: CHARTIER, R. A História Cultural entre práticas e representações. Col. Memória e sociedade. Trad. Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. p. 13-28.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 549-566, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012

DEUS, J. D. Cartilha Maternal. Lisboa: Convergência, 1977. In: TRINDADE, I. M. F. O circuito cultural das cartilhas no primeiro governo republicano sul-rio-grandense. Revista História da Educação, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 91–106, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30369. Acesso em: 22 maio 2024.

GAYER, O; SOUZA, B. D. P. Queres ler? Porto Alegre: Selbach, 33 ed., 1919. In: STEPHANOU, M.; SOUZA, M. V. P. Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares. História da Educação, v. 20, n. 50, p. 297-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/67559

LIMA, B. A. Cartilha Caminho Suave, 101ª ed., São Paulo: Editora Caminho Suave, 1989.

MARTINS, J. S.; MEDEIROS NETA, O. M.; NASCIMENTO, F. L. S. O Catálogo de Teses e Dissertações como fonte para estudos bibliométricos do campo da Educação Profissional. Research, Society and Development, v. 8, n. 8, p. 1-13, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i8.1210

QUEVEDO-SILVA, F.; SANTOS, E. B. A; BRANDÃO, M. M.; VILS, L. Estudo Bibliométrico: Orientações sobre sua Aplicação. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.3274.

PERES, E.; MICHEL, C. B. Artefatos da cultura material escolar no Rio Grande do Sul: um estudo das Cartilhas Mestra e Samorim. Educar em Revista, v. 35, p. 151-171, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.67669

ROCHA, J. G.; CARVALHO, S. A. S.; GOULART, I. C. V. O Dossiê “Cartilha Caminho Suave, de Branca Alves de Lima: na história da alfabetização do Brasil”. Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], n. 7, 2018. DOI: 10.47249/rba.2018.v0.246. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/246. Acesso em: 22 maio 2024.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: Reduc-INEP, 1989. 151 p.

SOARES, M. Apresentação. In: MORTATTI, M, R. L. Os sentidos da Alfabetização: São Paulo – 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 13-15.

STEPHANOU, M.; SOUZA, M. V. P. Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares. História da Educação, v. 20, n. 50, p. 297-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/67559

TRINDADE, I. M. F. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: ser maternal, nacional e mestra - Queres ler?. Bragança Paulista: USF, 2004.

Fontes

CARDOSO, C. J. Cartilha de alfabetização: o caminho de Mato Grosso para enfrentar o fracasso escolar nos anos setenta. Revista iberoamericana de educación, v. 59, n. 4, p. 2-2, 2012. Disponível em: https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/183963/v.59%20n.4%20p%201-9%20%282%29.pdf?sequence=1. Acesso em: 22 maio 2024.

CARDOSO, C. J. Cartilha Ada e Edu: de produção regional à circulação nacional (1977-1985). Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 589-608, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000300005

CARDOSO, C. J.; AMÂNCIO, L. N. B. Cartilha caminho suave: aspectos da constituição, trajetória e permanência na alfabetização brasileira. Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], n. 7, 2018. DOI: 10.47249/rba.2018.v0.248.

FARIAS, G. F.; ANTUNES, H. S. História da alfabetização: um recorte temporal sobre as cartilhas. Revista da Faculdade de Educação, v. 11, n. 1, p. 67-80, 2009. Disponível em https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3628. Acesso em: 22 maio 2024.

PERES, E.; RAMIL, C. A. Os usos da cartilha Caminho Suave em escolas gaúchas: um estudo em cadernos de alunos em fase de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], n. 7, 2018. DOI: 10.47249/rba.2018.v0.253.

PERES, E.; RAMIL, C. A. Cartilhas produzidas por autoras gaúchas: um estudo sobre a circulação e o uso em escolas do Rio Grande do Sul (1940-1980). Revista Brasileira de Alfabetização, [S. l.], v. 1, n. 1, 2015. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/44. Acesso em: 22 maio 2024.

SERRA, Á. E.; MORENO, C. L.; MANAIA, T. A. Entre cartilhas e livros de alfabetização: ler e escrever em Birigui no século XX. Interfaces da Educação, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 32–46, 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/489. Acesso em: 31 março 2023.

SILVA, M. S.; SILVA, A. B. Circulação dos livros de leitura e cartilhas pela ótica dos jornais mato-grossenses: décadas iniciais do século XX. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v 23, n.1, p. 166-181, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Janaildo-Soares-De-Sousa/publication/350823541_Mensuracao_do_nivel_de_pobreza_multidimensional_na_Paraiba_Analise_fundamentada_em_Bourguignonn_e_Chakravarty/links/60749b18a6fdccb8195962b7/Mensuracao-do-nivel-de-pobreza-multidimensional-na-Paraiba-Analise-fundamentada-em-Bourguignonn-e-Chakravarty.pdf#page=166. Acesso em: 22 maio 2024.

SILVA, T.; BERTOLETTI, E. N. M. “Novas rotas” de circulação das cartilhas no extremo sul de Mato Grosso. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 999-1012, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v19n3-2020-20

STEPHANOU, M.; SOUZA, M. V. P. Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolares. História da Educação, v. 20, n. 50, p. 297-325, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/67559

TRINDADE, I. M. F. O circuito cultural das cartilhas no primeiro governo republicano sul-rio-grandense. Revista História da educação, Pelotas, v. 8, n. 16, p. 91-106, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30369. Acesso em: 22 maio 2024.

VOJNIAK, F. O império das primeiras letras: epítome de uma história de cartilhas de alfabetização no século XIX. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 1, p. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n1a2014-27680

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

UNAS DIAS, M. A.; JANZKOVSKI CARDOSO, C. Cartilhas de alfabetização no Brasil: : um olhar para sua produção, difusão, circulação e permanência (2000-2021). Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–23, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73775. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73775. Acesso em: 3 dic. 2024.