Coordenação e subordinação em uma gramática escolar brasileira

tradição ou inovação?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.72397

Palabras clave:

Ensino de língua portuguesa, Gramática tradicional, Prática de análise linguística.

Resumen

O presente trabalho é fruto de reflexões que emergiram na iniciação científica (PIBIC/UEPB/Cota 2015-2016), se desenvolveram no mestrado (PROLING/UFPB) e se consolidaram na prática docente (UEPB/Campus IV). O objetivo central da pesquisa é analisar a abordagem da coordenação e da subordinação em uma gramática escolar brasileira. A fonte em questão é a Contextualizando a gramática (Cordeiro; Coimbra, 2009). O aporte teórico bebe da Linguística Aplicada de caráter transdisciplinar, que consiste em uma LA de natureza indisciplinar e transdisciplinar (Moita Lopes, 2006, p. 14) e busca estabelecer relações entre duas ou mais disciplinas. Por esse motivo, nos alicerçamos também em estudos que diferenciam o ensino de gramática tradicional (Vieira; Gueiros, 2020; Mendonça, 2022) e a prática de análise linguística (Bezerra; Reinaldo, 2020), assim como alguns estudos, para fins de contextualização, sobre coordenação e subordinação (Antunes, 2007; Oliveira, 2010; Duarte, 2013; Perini, 2019). Como resultados, podemos destacar, a priori, dois: i) privilégio por atividades metalinguísticas em detrimento de atividades epilinguísticas; ii) preferência por exercícios estruturais, contendo identificação e classificação de tópicos gramaticais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise linguística: afinal, a que se refere? 2. ed. Recife: Pipa Comunicação, 2020.

BRASIL. Currículo mínimo e a duração dos cursos de Letras (parecer nº 283/1962). Conselho Federal de Educação (CFE), 1962.

CORDEIRO, L.; COIMBRA, N. A. Contextualizando a gramática. Recife: Construir, 2009.

DUARTE, M. E. Coordenação e subordinação. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2013. p. 205-224.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GUEIROS, L. Da emergência à consolidação da tradição sociodiscursiva na pesquisa linguística brasileira e suas implicações para a reflexão sobre ensino de Língua Portuguesa (1979-1999). 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

GONSALVES, E. P. Escolhendo o percurso metodológico. In: GONSALVES, E. P. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa. 4. ed. Campinas, SP: Alínea, 2005. p. 61-73.

MENDONÇA, M. Análise Linguística no Ensino Médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2022. p. 187-218.

MENEZES, V. L.; SILVA, M. M. dos S.; GOMES, I. F. A. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. del P. Linguística aplicada. São Paulo: Contexto, 2009. p. 25-48.

MOITA LOPES, L. P. da. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: FABRÍCIO, B. F. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MOITA LOPES, L. P. da. Da aplicação da linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, R. C. M.; ROCA, M. del P. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-25.

OLIVEIRA, L. A. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2010.

PERINI, M. Sintaxe (Coleção Linguística para o Ensino Superior). São Paulo: Parábola, 2019.

RIBEIRO, N. T. do N. Gramática Tradicional e Tradição Sociodiscursiva em Gramáticas Escolares de Língua Portuguesa da década de 2000. 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. Projeto Pedagógico do Curso (PPC): Letras-Português. Catolé do Rocha: EDUEPB, 2016.

SILVA, A. R. C. da. Gramatização, teorias linguísticas e ensino: análise de uma gramática escolar do português. In: Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, v. 20, n. 3. Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2016, p. 452-480.

SILVA, A. R. C. da. Variação, mudança linguística e português do Brasil na Grammatica Portugueza: Curso Superior (1920[1887]), de João Ribeiro (1860-1934). 2021. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021.

VIEIRA, F. E.; GUEIROS, L. Historiografia da Linguística e ensino de língua portuguesa: da gramática tradicional à tradição sociodiscursiva. In: BATISTA, R. de O.; BASTOS, N. Questões em Historiografia da Linguística. São Paulo: Pá de Palavra, 2020. p. 208-255.

Publicado

2024-05-23

Cómo citar

SILVA, A. Coordenação e subordinação em uma gramática escolar brasileira: tradição ou inovação? . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–23, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.72397. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/72397. Acesso em: 4 dic. 2024.