Mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês publicadas no Brasil no período 2013-2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.65753

Palabras clave:

Educação Infantil, Creche, Docência, Bebês

Resumen

Neste artigo se objetiva apresentar um mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês na creche, de modo a evidenciar produções já existentes, no Brasil, sobre essa temática. Tal mapeamento teve como fonte de dados produções brasileiras cadastradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, defendidas no período de 2013 a 2019. Os dados obtidos sugerem que pesquisas sobre essa temática vêm aumentando ao longo dos anos, sendo a maioria delas realizada em nível de mestrado acadêmico. Na região Sudeste se concentra pouco mais da metade das produções. Por meio do estudo, foi possível identificar objetivos e resultados das pesquisas, as quais focalizaram temáticas diversas, tais como, formação inicial e continuada para a docência na creche, identidade das professoras de bebês, a presença do professor homem na creche, currículos para bebês, documentação pedagógica, brincar, cuidar, normativas para a docência com bebês.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maévi Anabel Nono

Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto.

Citas

ANDRÉ, R. de C. M. de O. Creche: desafios e possibilidades uma proposta curricular para além do Educar e Cuidar. 2016. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

ARAUJO, D. A. B. Os espaços lúdicos como elementos formadores em uma creche do Município de Santo André. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2016.

BARBOSA, M, C. S. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.

BARBOSA, P. A. O berçário como contexto das DCNEI nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Maria, 2013.

BERBEL, L. M. O trabalho docente na primeira etapa da educação infantil: as interações com o mundo letrado. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Rio Claro), Rio Claro, 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Câmara de Educação Básica, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação. Resolução n. 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 dez. 2009.

CABRAL, V. V. O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na educação infantil. 2019. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

CACHEFFO, V. A. F. F. Afetividade na creche: construção colaborativa de saberes e práticas docentes a partir da teoria walloniana. 2017. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Presidente Prudente), Presidente Prudente, 2017.

CAMILO, R. da C. Docência compartilhada na Educação Infantil: implicações das formas de organização do trabalho nas identidades docentes de professoras de crianças de zero a dois anos de idade. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

CAMPOS, M. M. Avaliação da qualidade na Educação Infantil: impasses e perspectivas no Brasil. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, MG, v. 10, n. 1, p. 891-916, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32009

CARVALHO, F. do S. da S. Definindo o trabalho do “professor de bebês e crianças pequenas” em centros de educação infantil do município de São Paulo no período entre 2004 a 2016: entre conceitualizações, normatizações e relatos. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

CARDOSO, J. G. L. A documentação pedagógica e o trabalho com bebês: estudo de caso em uma creche universitária. 2014. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CARDOSO, M. D. R. E os bebês na creche... brincam? O brincar dos bebês em interação com as professoras. 2016. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016.

CARDOSO, R. dos S. A leitura da documentação pedagógica com o crivo de referenciais freireanos: subsídios para uma formação de professoras que trabalham com bebês e crianças pequenas. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

COELHO, F. de O. Espaços e Tempos da Educação Infantil: investigando a ação pedagógica com os bebês. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2015.

COUTINHO, A. S. A prática docente com os bebês. Revista Pátio Educação Infantil. Porto Alegre, ano 11, n. 35, p. 8-11, abr./jun. 2013.

DANTAS, J. M. B. A formação contínua de professores no contexto de um Centro de Educação Infantil: perspectivas das professoras frente às especificidades da docência com os bebês. 2019. 258 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.

DEMETRIO, R. V. V. A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

DERMEVAL, D.; COELHO, J. A. P. de M.; BITTENCOURT, I. I. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, P. A.; SIQUEIRA, S.; BITTENCOURT, I.; PIMENTEL, M. (Org.). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

FERREIRA, M. F. D. M. V. Formação continuada na Educação Infantil: especificidades da atuação com crianças pequenas na rede municipal de São Caetano do Sul. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

GARCIA, A. C. Bebês e suas professoras no berçário: estudo de interações à luz de pedagogias participativas. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

JUNIOR, J. D. A. Professores de bebês: elementos para compreensão da docência masculina na educação infantil. 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

LIMA, A. E. O. de. Formação em contexto da Educação Infantil: uma parceria em busca da melhoria da qualidade de uma creche municipal de Fortaleza. 2013. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

LIMA, M. P. Vitória vai à Escola: o papel da afetividade na formação de professores da educação infantil. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

LUCCA, P. G. de. A rotatividade de professores na Educação Infantil: e as crianças como ficam? 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

MARTINS, A. de O. Que saberes anunciam profissionais da Educação Infantil? Um estudo em contexto de uma Formação in Lócus. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

NANAKA, M. S. Contribuições da formação continuada a professores de crianças de zero a três anos. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.

NASCIMENTO, A. P. S. do. Carreira docente nas creches das redes públicas das capitais brasileiras: análise dos Planos e Estatutos do Magistério. 2019. 377 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

NASCIMENTO, E. C. M. do. A rotina com bebês e crianças bem pequenas nos centros municipais de educação infantil de Guarapuava-PR: invisibilidades e silenciamentos. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2015.

NASCIMENTO, R. M. da S. do. Ser professora de bebês e crianças pequenas: reflexões sobre os saberes e fazeres docentes na creche. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

OLIVEIRA, L. da S. de. Um Lócus de Constituição do Humano: vivências e afecções de bebês e educadoras na creche. 2016. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

OLIVEIRA, Z. R. de. Como definir uma pedagogia que oriente o trabalho em creche. Revista Pátio Educação Infantil, ano V, n. 13, p. 14-16, mar./jul. 2007.

PAYES, A. C. L. M. Desejo e cuidado na educação de crianças pequenas em creches. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PENA, É. D. CUIDAR: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil. 2015. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

PEREIRA, A. de C. A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores. 2019. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

PEREIRA, R. F. Os processos de socializ(ação) entre os bebês e os bebês e adultos no contexto da Educação Infantil. 2015. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

RIBEIRO, A. de C. B. Docência com bebês e crianças pequenas na educação infantil: encontro com a ação de começar-se no mundo. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2017.

ROCHA, M. R. de S. Prática docente e vida afetiva na creche: um estudo de caso. 2018. 125 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

RODRIGUES, A. P. C. M. Formação inicial de professores para a docência com bebês: o caso do Curso de Pedagogia da FACED/UFC. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

RODRIGUES, L. P. S. Pelos fios das histórias: narrativas de professoras sobre práticas leitoras com crianças de 0 a 3 anos. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

RODRIGUES, T. S. de A. Bebês e professora em ações interativas de cuidado/educação na educação infantil: o banho e a alimentação em foco. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.

SALGADO, M. C. C. Educadoras de bebês: desafios na construção da identidade profissional. 2018. 246 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional) – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2018.

SANTOS, C. M. de O. “Eu não me vejo como uma professora de berçário em momento nenhum”: saberes sobre o cuidado de uma professora de bebês em uma creche de Maceió - Alagoas. 2018. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.

SANTOS, L. B. dos. Gênero: Educação Infantil: o trabalho de educação e cuidado de um auxiliar do sexo masculino e seus desdobramentos no cotidiano de uma Escola Infantil. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Capão do Leão, 2014.

SANTOS, M. O. dos. Nós estamos falando! E vocês, estão escutando? Currículos praticados com bebês: professoras com a palavra. 2017. 310 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

SCHMEING, L. B. As especificidades da atuação docente para e com bebês e crianças de 0 a 3 anos: uma pesquisa com professoras em um Centro de Educação Infantil de São Paulo. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação: formação de formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

SCHMITT, R. V. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 2014. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SILVA, I. R. da. As dinâmicas corporais na docência com bebês. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2018.

SILVA, J. L. da. Formação inicial docente: com a palavra, as professoras da creche. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

SILVA, J. R. O movimento do bebê na creche: indício orientador do trabalho docente. 2017. 2017 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Presidente Prudente), Presidente Prudente, 2017.

SILVA, K. C. F. e. As concepções de professoras e de auxiliares sobre a atuação docente promotora de práticas educativas de boa qualidade com bebês. 2019. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.

SILVA, M. do N. O que aprendemos com os bebês? Uma experiência de pesquisa no berçário de uma creche pública de Niterói. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.

SILVA, M. V. As formas de participação social dos bebês nas práticas cotidianas vivenciadas no contexto de uma creche municipal. 2017. 298 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

SILVA, V. dos R. O que pensam as educadoras e o que nos revelam os bebês sobre a organização dos espaços da Educação Infantil. 2018. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

SILVEIRA, G. L. Berçário como lugar: significações segundo profissionais de Educação Infantil das unidades de atendimento à criança de até três anos no município de Cuiabá. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2013.

TAVELLA, A. D. O curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG: deslocamentos operados no currículo para a formação de docentes da educação infantil. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019.

WINTERHALTER, D. F. As especificidades das práticas educativas na creche: o que as crianças expressam em suas vivências na educação infantil? 2015. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Maria, 2015.

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

BRESSAN, L. M.; NONO, M. A. Mapeamento de pesquisas sobre docência com bebês publicadas no Brasil no período 2013-2019. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.1.65753. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/65753. Acesso em: 22 nov. 2024.