Nelson e Carolina
vidas que inspiram uma proposta antirracista de letramentos na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.65553Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Língua Portuguesa, Antirracismo, Material Didático, LetramentosResumen
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou desenvolver uma proposta antirracista de ensino de Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pautada em estudos contemporâneos sobre os letramentos. O quadro teórico da pesquisa interliga discussões sobre EJA (ARROYO, 2017) a análises sobre racismo e educação antirracista desenvolvidas por Djamila Ribeiro (2019), Chimamanda Ngozi Adichie (2019), bell hooks (2013) e Silvio Luiz de Almeida (2018), entrelaçando-as ao campo dos estudos sobre letramentos (STREET, 2014; KALANTZIS, COPE, PINHEIRO, 2020) e letramentos críticos (FREIRE, 1987; FREIRE e MACEDO, 2015; JANKS, 2000, 2014; CERVETTI, PARDALES e DAMICO 2001). A investigação qualitativa articulou pesquisa bibliográfica e propositiva, tendo como meta a produção de material didático para o ensino crítico de Língua Portuguesa na segunda etapa do ensino fundamental na modalidade EJA. Assim, foi elaborado um caderno pedagógico temático em torno de duas personalidades negras de grande relevância na resistência ao racismo e às injustiças sociais - Nelson Mandela e Carolina Maria de Jesus. A proposta do caderno pedagógico “Nelson e Carolina: vidas que inspiram” colocou em destaque a representatividade dessas personalidades negras, enfatizando reflexões sobre racismo, desigualdades e antirracismo, valorizando as vozes dos estudantes da EJA.
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