Condição digital e desigualdades educacionais
novas possibilidades históricas para constituir e conectar-se na cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60174Palabras clave:
Cultura Digital, Condição Digital, Desigualdade SocialResumen
Este ensaio visou analisar em que aspectos a necessidade de uso, quase que obrigatório das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação durante a pandemia da Covid-19, potencializou as desigualdades já presentes no acesso aos recursos tecnológicos e virtuais para estudantes brasileiros e ainda de que forma esta desigualdade impactou os processos de ensino-aprendizagem. Tomou-se como norteadores desse estudo os conceitos de Cultura Digital e Condição Digital. Assim, partiu-se de uma revisão bibliográfica e documental sobre o uso e os acessos à Internet no Brasil, principalmente pela população escolar, para analisar esse panorama, dialogando com pesquisadores e estudiosos do campo da educação, da sociologia e da comunicação. Nesse percurso foi possível concluir que, tanto para os desiguais quanto para aqueles que se encontram em uma condição privilegiada de acesso à Cultura Digital, é preciso construir um novo contrato social que envolva uma agenda para elaboração de políticas públicas que garantam o acesso à Internet como um direito universal. Por outro lado, é importante fazer uso dos espaços digitais como apropriação de uma Cultura Digital que muda o mundo, o jeito de ser nele e seus valores. Nesse sentido, o digital não é apenas um ambiente, é um novo ecossistema que nos abriga.
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