Exposição Visual
Direitos Humanos - Uma questão do mundo, uma questão do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.57113Palabras clave:
educação intercultural, exposição, direitos humanos, Competência interculturalResumen
O presente artigo apresenta a Exposição de arte “Direitos Humanos: uma questão do mundo, uma questão do Brasil” como o registro do processo de criação de crianças de sete países, na realização de um intercâmbio de desenhos sobre direitos humanos, como prática docente em arte, de forma a observar como é possível adquirir competências interculturais utilizando a Proposta de Milton Bennett como método para o Ensino de Arte.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008,pp . 153-277
BENNET, Milton J. Towards a Developmental Model of Intercultural Sensitivity in R. Michael Paige, ed. Education for the Intercultural Experience. Yarmouth, ME: Intercultural Press, 1993.
BOUGHTON, Doug. Avaliação: da teoria à prática. In: Barbosa, Ana Mae (org). Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. pp-375-420.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: 3° e 4° ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 138
CANDAU, Vera Maria. As diferenças fazem diferenças? Cotidiano escolar, interculturalidade e educação em direitos humanos. In: Convergências e tensões no campo da formação do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. (Coleção Didática e Prática de Ensino).
FLEURI, Reinaldo. Intercultura e educação. In: Revista brasileira de educação. São Paulo: n. 23, Maio/Jun/Ago, 2003.
GILLER, Arne. Conceitos de Aprendizagem Intercultural. Mochila Pedagógica sobre aprendizagem intercultural. Comissão Européia e Conselho Europeu (Orgs.) 4. ed. Bélgica: Conselho da Europa, 2006, pp – 17-32.
LELIS Soraia. Ensino de Artes Visuais: a avaliação que se acredita e que se busca no espaço escolar. Revistas Olhares e Trilhas. Ano VII, n. 7. Uberlândia, 2006, p. 11-23.
MALAQUIAS, Flaviane dos Santos. ALUNO/Brasil. Entrevistas de alunos brasileiros. Uberlândia, 2017. [As falas dessa entrevista se encontram transcritas ao longo do projeto]. In Intercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuais. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435.
MALAQUIAS, Flaviane dos Santos. Intercâmbio cultural: uma proposta de desenvolvimento da competência intercultural no ensino de artes visuais. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1435.
MANTOAN, Maria Teresa (Organizadora). Ensinando a turma toda: as diferenças na escola. In: O desafio das diferenças nas escolas. 4. Ed. – Petrópolis: Vozes, 2011.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Rio de Janeiro: UNIC, 2009. Disponível em: < http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf> Acesso em: 15 de Fev. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.