A Educação Musical como campo científico

Autores/as

  • Jusamara Souza Doutora

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.53720

Palabras clave:

Epistemologia da Educação Musical, Pesquisa científica, Campo científico, Práticas pedagógico-musicais

Resumen

A  pesquisa em Educação Musical no Brasil vem se estabelecendo, desde a década de 1990, graças à criação de associações, cursos e programas de pós-graduação e à realização de eventos e publicações na área específica. Para se fazer pesquisa em Educação Musical é necessário ter clareza da área como um campo capaz de produzir novos conhecimentos, dividindo, assim, as mesmas preocupações com outras ciências. O presente ensaio discute a epistemologia da Educação Musical, abordando as particularidades do conhecimento pedagógico-musical, a construção do objeto da área, aspectos históricos da discussão deste tema e contribuições recentes sobre a cientificidade da área. Construir o campo da Educação Musical significa criar uma disciplina científica autônoma, que possa dialogar com outros campos, como qualquer outra área do conhecimento o faz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jusamara Souza, Doutora

Doutora pela Universität Bremen, Alemanha (Educação Musical). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e líder do grupo de pesquisa “Educação Musical e Cotidiano” (EMCO).

E-mail: jusa.ez@terra.com.br

Citas

ABEL-STRUTH, S. Materialien zur Entwicklung der Musikpädagogik als Wissenschaft: Zum Stand der deutschen Musikpädagogik und seiner Vorgeschichte. Mainz: Schott, 1970. (Musikpädagogik. Forschung und Lehre. Hg. v. S. ABEL-STRUTH. Bd. 1.)

ALMEIDA, L. B. de C. Projetos de intervenção em educomunicação. Disponível em:
http://issuu.com/ligiacarvalho77/docs/as___reas_de_interven____o_da_educo/1 (agosto 2016) Acesso em: 20 fev. 2019.

BASTIAN, H. G. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do Pragmatismo. Tradução: Jusamara Souza. Revista Em Pauta. v. 11, n. 16/17, p. 76-106. 2000.

BELLOCHIO, C. R. Educação musical e Pedagogia: mapeamento em Anais da ABEM (2001-2011). In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 22., Natal. Anais... Natal: ABEM, 2015. p. 1-14.


BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos campos. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983. p. 89-94.

DEL-BEN, L. M. A delimitação da educação musical como área de conhecimento: contribuições de uma investigação junto a três professoras de música do ensino fundamental. Revista Em Pauta, v. 12, n. 18/19, p. 65-93. 2001.

DEL-BEN, L. M. Modos de pensar a educação musical escolar: uma análise de artigos da revista da ABEM. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 37, n. 19, p. 125-148. 2013.

DEL-BEN, L. M.; SOUZA, J. Pesquisa em educação musical e suas interações com a sociedade: um balanço da produção da ABEM. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 17., São Paulo. Anais... São Paulo: ANNPOM, 2007. p. 1-13.

FERNANDES, J. N. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros. Revista da ABEM, v. 15, p. 11–26. 2006.

FERNANDES, J. N. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos brasileiros (II). Revista da ABEM, v. 16, p. 95–98. 2007.

GALIZIA, F. S.; LIMA, E. F. Ensino superior de Música: levantamento e análise da produção veiculada na Revista da Abem (1992-2013). Revista da ABEM, v. 22, n. 33, p. 77–94. 2014.

GOMES, C. H. S. Educação musical na família: as lógicas do invisível. 2009. 214p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

KRAEMER, R.-D. Dimensionen und Funktionen musikpädagogischen Wissens. In: MAAS, Georg (Org.): Musiklernen und Neue (Unterrichts-)Technologien. Essen: Die Blaue Eule, 1995, p. 146-172. (Musikpädagogische Forschung; 16)

KRAEMER, R.-D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução: Jusamara Souza. Revista Em Pauta, v.11, n. 16/17, p.48-7. 2000.

LORENZETTI, M. A. G. Aprender e ensinar música na Igreja Católica: um estudo de caso em Porto Alegre/RS. 2015. 167f. Dissertação (Mestrado em Música) — Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

MATEIRO, T. (Org.) Publicações da Associação Brasileira de Educação Musical: índice de autores e assuntos 2006-2012, Florianópolis: Editora da UDESC, 2013.

MATEIRO, T.; VECHI, H.; EGG, M. DE S. A prática do canto na escola básica: o que revelam as publicações da ABEM (1992-2012). Revista da ABEM, v. 22, n. 33, p. 57–76. 2014.

OLIVEIRA, A. Entrevista. Boletim Informativo da ABEM, ano 5, n. 15, p. 8, jan. 2002.

PIRES, N.; DALBEN, Â. Música nas escolas de educação básica: a produção acadêmica dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil (1972-2011). OPUS - Revista Eletrônica da ANPPOM, v. 19, n. 2, p. 171–208. 2013.

RAMOS, S. N. Escuta portátil e aprendizagem musical: um estudo com jovens sobre a audição musical mediada pelos dispositivos portáteis. 2012. 253p. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

RIBAS, M. G. de C.; SOUZA, J. A educação musical na interlocução com as ciências sociais e humanas: um estudo exploratório sobre a produção de conhecimento envolvendo a área. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO, Montenegro. Anais... Montenegro: Editora da Fundarte, 2014. p.1-6.

SANTOS, V. M. dos; FREIRE, D. F. de P.; REIS, V. P. M. dos; PEIXOTO, M. C. P. Comunicação e Educação: da leitura crítica de mídias à construção de um novo Campo. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 20., Uberlândia. Anais...Uberlândia: Intercom, 2015. p.1-14.

SEDAS NUNES, A. Questões preliminares sobre as ciências sociais. 13. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2005.

SOUZA, J. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5.; Simpósio Paranaense de Educação Musical 5., Londrina. Anais... Londrina: ABEM, 1996a, p. 11-36.

SOUZA, J. Repensando a pesquisa em Educação Musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 9., Rio de Janeiro Anais... Rio de Janeiro: ANNPOM, 1996b. p. 80-86.

SOUZA, J. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 2001, Uberlândia. Anais... Uberlândia: ABEM, 2001. p. 85-92.
SOUZA, J. Pensar a educação musical como ciência: a participação da ABEM na construção da área. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 16, 25-30, mar. 2007.

SOUZA, J. Música, educação e vida cotidiana: apontamentos de uma sociografia musical. Educar em Revista [online]. Curitiba. n. 53, p. 91-111, jul/set. 2014.

TREJO LEÓN, R.; SOUZA, J. Formación de investigadores em educación musical: un estúdio con egresados de posgrados brasileños. Boletin de investigación educativo musical. BIEM , v. 1, p. 34-52. 2017.

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

SOUZA, J. . A Educação Musical como campo científico. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 9–24, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.53720. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/53720. Acesso em: 21 dic. 2024.