Sistemas Adaptativos Complexos e Relações Professor-Aluno no Contexto Idiomas sem Fronteiras

Autores/as

  • Semírames Bruna Ávila
  • Gasperim Ramalho de Souza Professor Assistente da UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.49734

Palabras clave:

sistemas complexos, sala de aula, relação professor-aluno

Resumen

O artigo relata o processo de desenvolvimento de material didático para o ensino específico de português como língua adicional (PLA), tendo como aporte a proposta pedagógica de implementação de gêneros em sala de aula de língua inglesa para fins específicos (RAMOS, 2004). Seguindo, ainda, a dinâmica sugerida por Silva; Leurquin (2014) de elaboração de material didático, desenvolveu-se uma unidade didática em torno do gênero apresentação oral, utilizada com alunos estrangeiros intercambistas inscritos em cursos do Idiomas Sem Fronteiras – Português (IsF-Português) da Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Considerando-se a importância e a carência do trabalho com gêneros orais em sala de aula de línguas estrangeiras, busca-se refletir sobre as implicações do desenvolvimento de material com fins específicos para o processo de ensino-aprendizagem de PLA no contexto universitário, bem como para a formação inicial do professor.

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Biografía del autor/a

Gasperim Ramalho de Souza, Professor Assistente da UFLA

Doutorando pelo CEFET-MG, Professor Assistente da UFLA

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Publicado

2019-11-12

Cómo citar

BRUNA ÁVILA, S.; RAMALHO DE SOUZA, G. . Sistemas Adaptativos Complexos e Relações Professor-Aluno no Contexto Idiomas sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 489–502, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.49734. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/49734. Acesso em: 22 jul. 2024.