Sistemas Adaptativos Complexos e Relações Professor-Aluno no Contexto Idiomas sem Fronteiras

Autores/as

  • Semírames Bruna Ávila
  • Gasperim Ramalho de Souza Professor Assistente da UFLA

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.49734

Palabras clave:

sistemas complexos, sala de aula, relação professor-aluno

Resumen

O artigo relata o processo de desenvolvimento de material didático para o ensino específico de português como língua adicional (PLA), tendo como aporte a proposta pedagógica de implementação de gêneros em sala de aula de língua inglesa para fins específicos (RAMOS, 2004). Seguindo, ainda, a dinâmica sugerida por Silva; Leurquin (2014) de elaboração de material didático, desenvolveu-se uma unidade didática em torno do gênero apresentação oral, utilizada com alunos estrangeiros intercambistas inscritos em cursos do Idiomas Sem Fronteiras – Português (IsF-Português) da Universidade Federal de São João del-Rei - MG. Considerando-se a importância e a carência do trabalho com gêneros orais em sala de aula de línguas estrangeiras, busca-se refletir sobre as implicações do desenvolvimento de material com fins específicos para o processo de ensino-aprendizagem de PLA no contexto universitário, bem como para a formação inicial do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gasperim Ramalho de Souza, Professor Assistente da UFLA

Doutorando pelo CEFET-MG, Professor Assistente da UFLA

Citas

CAMERON, L.; LARSEN-FREEMAN, D. Complex systems and applied linguistics. International journal of applied linguistics, v. 17, n. 2, p. 226-239, 2007.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, 2008.

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), 259-268. 2001.

GUIMARÃES, J.; DOURADO, M.; SANTIAGO, R. C. A Complexidade da Sala de Aula. Artefactum – Revista de estudos em linguagem e tecnologia, 2016.

HARMER, J. How to teach English: new edition. Harlow: Pearson Education Limited, 2007.

LEFFA, V. J. ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo. ReVEL, v.14, n. 27, 2016.

LIMA, J. S.; A complexidade da prática docente na complexidade da educação. In: XIII Congresso Nacional de Educação, EDUCERE, 2017.

MANDELBROT, B. B. (1982). The fractal geometry of nature. W.H. Freeman and Company.

MINAYO, M. C. S.(Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. Ed. Petrópolis/RJ: Vorazes, 2002.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RICHARDS, J. C. Communicative Language Teaching Today.Cambridge: Cambridge University Press, 2006

RIOS NETO, A. S. Complexidade nas organizações / Antônio Sales Rios Neto. In: Suffragium: revista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, v. 4, n. 7, p. 49-57, jul./dez. 2008

ROSA, M. M. S.; MONTEIRO, J. A. ; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. . Políticas para a Saúde Pública e o Ambiente: o desfecho de uma sequência didática a partir da Metodologia da Problematização. In: XV FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, 2019, Online. Anais do Fórum Ambiental da Alta Paulista, 2019.

SADE, L. A. Complexity and identity reconstruction in second language acquisition. Symposium paper presented at AILA 2008 – 15th World Congress of 18 Applied Linguistics, Essen/Germany, 2008.

SILVA, V. A dinâmica caleidoscópica do processo de aprendizagem colaborativo no contexto virtual: um estudo na perspectiva da complexidade/caos. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

SMOLKA, A. L. B. & GÓES, M. C. (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. São Paulo: Editora Papirus, 1995.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e aprendizagem: A relação professor-aluno. Campinas: ANPED, 2000.

TEIXEIRA, M. T.; REIS, M. F. A Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicações na Aprendizagem Cooperativa.Meta: Avaliação, [S.l.], v. 4, n. 11, p. 162-187. 2012.

VAN LIER, L. Interaction in the language curriculum: Awareness, Autonomy, and Authenticity. London: Longman, 1996.

VAN VELZEN, W. G. Making school improvement work: A conceptual guide to practice. Acco, 1985.

WENGER, E. Communities of practice: A brief introduction. Cambridge, UK: Cambridge University. 2011.

Publicado

2019-11-12

Cómo citar

BRUNA ÁVILA, S.; RAMALHO DE SOUZA, G. . Sistemas Adaptativos Complexos e Relações Professor-Aluno no Contexto Idiomas sem Fronteiras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 489–502, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.49734. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/49734. Acesso em: 22 nov. 2024.