Gênero Resenha:
Formação de um produtor de texto crítico
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.48875Palabras clave:
Linguística textual, Gênero Resenha, Produção textualResumen
Este artigo tem a finalidade de analisar a adequação das características do gênero resenha. As resenhas analisadas foram produzidas por alunos de escola pública e foram coletadas em situação de ensino aprendizagem. A pesquisa contou com uma pesquisa teórica fundamentada em Bakhtin (2003); Marcuschi (2008); Andrade (2006); Machado (2004) Motta- Roth (2001) e entre outros. Foi possível constatar que os alunos apresentaram dificuldades para fazer os movimentos retóricos estruturados da resenha.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. L. C.V.O. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
ARAÚJO, A. D. Lexical signalling: a study of unspecific-nouns in book reviews. 1996. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianopolis.
BAKHTIN, M.. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEZERRA, B. G. A organização retórica de resenhas acadêmicas. Linguagem em (Dis)curso, v. 3, n. 1, p. 37-68, jul./dez. 2002.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, L. A.. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MEURER, J. L; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
MOTTA-ROTH, D. Rhetorical Features and Disciplinary Cultures: a genrebased study of academic book reviews in linguistics, chemistry and economics.
Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.