Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip"

Autores/as

  • José Marreiros de Souza Neto
  • Hawbertt Rocha Costa
  • Maria Consuelo Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46278

Palabras clave:

Física na escola LITE.FlipaClip-Simulação. Aplicativos digitais. Ensino fundamental. Ensino de ciência.

Resumen

Este trabalho mostra a produção de significados dealunos numa escola privada, sobre conteúdos de roldanas fixas e móveis, a partir dos aplicativos “Física na escola LITE” e “FlipaClip-Simulação”, utilizados como objeto de aprendizagem. O primeiro aplicativo permitiu investigar a produção de significados dos conteúdos estudados e o segundo foi utilizado para desenvolver simulações com roldanas. A abordagem teóricoteve base nos estudos de Wertsch (1998) que trata ferramentas culturais como meios mediacionais que podem influenciar no processo de aprendizagem. A metodologia de ensino teve apoio numa sequência didática com o uso de aplicativos, vídeos sobre roldanas móveis, questionário e entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos, em sua maioria, foram motivados pelas ferramentas de aprendizagem, potencializando suas habilidades e competências durante o estudo,produzindo significados próprios. Observou-se, entretanto, que o uso dos aplicativos foi rejeitado por alguns alunos, que expressaram desinteresse por aplicativos digitais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Marreiros de Souza Neto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA). Bolsista FAPEMA

Hawbertt Rocha Costa

Doutor em Educação para a Ciências, Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus Bacabal e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus São Luís - MA.

Maria Consuelo Lima

Doutora em Física, Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); coordenadora do grupo Pesquisa em Ensino de Ciência junto ao Departamento de Física da UFMA. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Citas

ARANHA, C. P.;ROCHA, J. R.; BOTTENTUIT, J. B. J.; BORGES JÚNIOR, M.Levantamento sobre aplicativos disponíveis na Play Store e App Store aplicados ao ensino de Ciências. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 22, n. 22, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

GOWDAK, D.O.; MARTINS, E. L.Ciências novo pensar Química e Física, 9.º ano. 1.ed. São Paulo: FTD, 2012.

MATTAR, J. Games em Educação: Como os Nativos Digitais Aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MÁQUINAS SIMPLES - Alavancas. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 minutos e 53 segundos). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=SL7bxTDhlEw>. Acesso em: 03 out. 2017.

MOREIRA, M. A. A pesquisa básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS, 2003.Disponível em:<https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. A Aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências. Ciências e Educação, v. 18, n. 1, p. 23-39, 2012.

ROLDANAS. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 min e 46 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4>. Acesso em: 03 out. 2017.

TECHTUDO. Tudo sobre FlipaClip. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível:.Acesso em: 28 nov. 2017.

UNESCO, O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.

UPTODOWN. Tudo sobreCandyCrushSaga.[S.1.: s.n.], 2019. Disponível:<https://www.microsoft.com/pt-br/p/candy-crush-saga/9nblggh18846?activetab=pivot:overviewtab >. Acesso em: 10/04/2019.

UPTODOWN.TudosobreLittle Big City.[S.1.: s.n.], 2018. Disponível:<https://little-big-city.br.uptodown.com/android>. Acesso em: 10/04/2019.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2009.

WERTSCH, J. V.Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.

WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind.Cambridge: Harvard University Press, 1985.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

SOUZA NETO, J. M. de; COSTA, H. R.; LIMA, M. C. Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip". Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 96–110, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46278. Acesso em: 22 nov. 2024.