Método de avaliação utilizando Educação 4.0

Autores/as

  • Lisandra Lunkes Balsan
  • Anderson Franz
  • Cezar Junior de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46269

Palabras clave:

Tecnologia, Gamificação, Avaliação.

Resumen

Atualmente as escolas utilizam métodos de avaliação que, obrigatoriamente, recorrem à aplicação de provas aos alunos após ensinar os conteúdos. Tal método, entretanto, possui algumas fragilidades e é, na maioria das vezes, monótono. Com o projeto Método de avaliação utilizando Educação 4.0, acredita-se ser possível, após realização dos testes em campo, que o conceito de avaliação seja modificado. Esse método de avaliação funciona assim: por ter o sistema de avaliação o campo para registro de notas utilizando o conceito de gamificação, tendo no desenvolvimento o Framework Django na linguagem Python, o professor cadastra essas notas e permite ao aluno visualizá-las e considerá-las como pontos de experiência, para que, assim, o aluno acumule esses pontos e realize a troca pelos produtos disponibilizados pela escola de acordo com seus interesses (bônus na cantina, jogos, materiais escolares, entre outros itens). Ou seja, o método de gamificação no método de avaliação visa despertar o interesse do estudante para a realização das atividades propostas pelo professor, para que assim seja possível acumular seus pontos de experiência, visando maximizar os estudos e os resultados alcansados. Tal sistema poderá também permitir aos professores a oportunidade de despertar interesse em várias áreas de conhecimento nos alunos, possibilitando a avaliação dos estudantes de forma inovadora e não somente para cumprir o modelo tradicional de avaliação de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Lisandra Lunkes Balsan

Estudante do Curso de Ciência da Computação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Anderson Franz

Estudante do Curso de Ciência da Computação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Cezar Junior de Souza

Especialista em Engenharia e Qualidade de Software e professor do componente curricular Desenvolvimento com Frameworks na Universidade Comunitária da Região de Chapecó

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Publicado

2019-05-07

Cómo citar

BALSAN, L. L.; FRANZ, A.; SOUZA, C. J. de. Método de avaliação utilizando Educação 4.0. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 123–131, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46269. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46269. Acesso em: 22 nov. 2024.