Método de avaliação utilizando Educação 4.0
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46269Palabras clave:
Tecnologia, Gamificação, Avaliação.Resumen
Atualmente as escolas utilizam métodos de avaliação que, obrigatoriamente, recorrem à aplicação de provas aos alunos após ensinar os conteúdos. Tal método, entretanto, possui algumas fragilidades e é, na maioria das vezes, monótono. Com o projeto Método de avaliação utilizando Educação 4.0, acredita-se ser possível, após realização dos testes em campo, que o conceito de avaliação seja modificado. Esse método de avaliação funciona assim: por ter o sistema de avaliação o campo para registro de notas utilizando o conceito de gamificação, tendo no desenvolvimento o Framework Django na linguagem Python, o professor cadastra essas notas e permite ao aluno visualizá-las e considerá-las como pontos de experiência, para que, assim, o aluno acumule esses pontos e realize a troca pelos produtos disponibilizados pela escola de acordo com seus interesses (bônus na cantina, jogos, materiais escolares, entre outros itens). Ou seja, o método de gamificação no método de avaliação visa despertar o interesse do estudante para a realização das atividades propostas pelo professor, para que assim seja possível acumular seus pontos de experiência, visando maximizar os estudos e os resultados alcansados. Tal sistema poderá também permitir aos professores a oportunidade de despertar interesse em várias áreas de conhecimento nos alunos, possibilitando a avaliação dos estudantes de forma inovadora e não somente para cumprir o modelo tradicional de avaliação de aprendizagem.
Descargas
Citas
ANDRADE, Karen. O desafio da Educação 4.0 nas escolas. Disponível em:
<https://canaltech.com.br/mercado/o-desafio-da-educacao-40-nas-escolas-109734/>. Acesso em: 29 abril 2018.
BORGES, Luiz Eduardo. Python para desenvolvedores. Rio de Janeiro, Edição do Autor, 2009. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/ea000474.pdf>. Acesso em: 13 maio 2018.
CARON, Aline. A Educação 4.0 já é realidade! Disponível em:
<https://www.positivoteceduc.com.br/educacao-4-0/a-educacao-40-ja-e-realidade/>. Acesso em: 29 abril 2018.
FRANCO, Patrícia Martins; REIS, Rayane Kelli; BATISTA, Silvia Cristina F. Gamificação na Educação: Considerações Sobre o Uso Pedagógico de Estratégias de Games. Disponível em: <http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/citi/article/view/6950/4639>. Acesso em: 13 maio 2018.
GARCIA, Adriana. Gamificação como prática pedagógica docente no processo ensino e aprendizagem na temática da inclusão social. Disponível em: <http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1666/1/LD_PPGEN_M_Garcia%2C%20Adriana_2015.pdf>. Acesso em: 08 maio 2018.
GAROFALO, Débora. Educação 4.0: o que devemos esperar. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/9717/educacao-40-o-que-devemos-esperar>. Acesso em: 29 abril 2018.
______. Que habilidades deve ter o professor da Educação 4.0. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/11677/que-habilidades-deve-ter-o-professor-da-educacao-40>. Acesso em: 30 abril 2018.
KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.
KRAJDEN, Marilena. O despertar da gamificação corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2017.
MARKETING: conceitos, tipos, objetivos e análise de desempenho. Disponível em:
<http://www.fredtavares.com.br/marketing_conceitos_tipos.htm>. Acesso em: 07 maio 2018.
OLIVEIRA, Alyne. et al. A UTILIZAÇÃO DE FRAMEWORKS LIVRES NO DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB. Disponível em:
<http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/viewFile/2883/2842>. Acesso em: 13 maio 2018.
SIEVES, Cristiano. Educação 4.0: o que é, como aplicar, quais os desafios e vantagens. Disponível em: <http://playtable.com.br/blog/educacao-4-0-o-que-e-como-aplicar-quais-os-desafios-e-vantagens/>. Acesso em: 30 abril 2018.
SILVA, Marco Aurélio da. PROCESSO DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/processo-avaliacao-educacional.htm>. Acesso em: 19 maio 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.