Uso do App Nearpod no Ensino de História

Autores/as

  • Luís Miguel Dias Caetano
  • Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46262

Palabras clave:

Ensino, Tecnologias Móveis, História

Resumen

Neste artigo apresentamos os resultados de uma experiência realizada com o uso do app Nearpod na disciplina de História. Tivemos como amostra um grupo de 22 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do Estado Rio Grande do Norte. O objetivo foi conhecer o potencial do app Nearpod no ensino e na aprendizagem de alguns conteúdos da disciplina de História. Recorremos a uma metodologia de abordagem qualitativa através da técnica de estudo de caso, coletando dados com análise bibliográfica e documental no sentido de contribuírem para uma contextualização e compreensão do uso das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de História. Foram ainda solicitados relatos aos alunos como forma de aferir a sua aceitação das atividades mediadas pelo app Nearpod. A escolha do respectivo app deveu-se ao fato da existência de um referencial teórico que destaca a importância da introdução dos apps no ensino e, nomeadamente, pelo Nearpod possibilitar a reutilização de apresentações multimídia e a integração de atividades interativas na dinamização das aulas através de iniciativas como questões de escolha múltipla, vídeos e áudios ao longo dos vários slides. Os resultados encontrados no contexto de aplicação apontam para aumento da motivação, concentração e interação dos alunos na disciplina de História e, particularmente, para o seu envolvimento com as atividades propostas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Miguel Dias Caetano

Licenciado em Gestão de Empresas, mestre em Comportamento Organizacional e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, atuando no Curso de Administração Pública nas áreas de Relações Internacionais, Comportamento Organizacional, Inovação e Criatividade. Em termos de pesquisa, concentra a sua atividade nas áreas do Comportamento Organizacional, Inovação, Comunicação, Sistemas de Informação e Tecnologia Educativa. Tem exercido cargos nas áreas de Gestão do Ensino Superior, Implementação de Sistemas de Informação, Gestão de Projectos, Tecnologias Educativas e Projectos de Cooperação para o Desenvolvimento. Tem atuado em projetos internacionais como formador, pesquisador e consultor em países como Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Honduras. Regularmente dinamiza várias palestras, cursos e workshops nas áreas de Inovação, Tecnologias e Sistemas de Informação, Técnicas de Comunicação em Público, Criatividade nas Organizações e Gestão de Pessoas. Colabora ainda como pesquisador com a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (Brasil), a Universidade de Santiago (Cabo Verde), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), Universidade da Madeira (Portugal) e a Universidade Nacional da Costa Rica.

Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

Graduada em Pedagogia, Especialista no Ensino de Geografia e História, Mestranda no Mestrado em Ensino na Universidade do Rio Grande do Norte.

Citas

ALEVATO, H. Escola básica e suas revoluções necessárias: desafios à formação docente. In: PARENTE, C. DA M.; VALLE, L. E. R.; MATTOS, M. J. V. M. (Eds.). . A formação de professores e seus desafios frente às mudanças sociais, políticas e tecnológicas. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 220–240.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 4a ed. Lisboa: Edições 70, 2008.

BARROS, D. F. F. Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis: um projeto no 3o ciclo do Ensino Básico numa turma de percursos curriculares alternativos. [s.l.] Universidade de Lisboa, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 12 maio. 2018.

CABERO, J. Las nuevas tecnologias en la sociedad de la información. In: CABERO, J. (Ed.). Nuevas tecnologias aplicadas a la educación. Madrid: McGraw-Hill, 2006. p. 1–19.

CAETANO, L. M. D. O papel do software educativo na aprendizagem da Matemática. Um estudo de caso no 1o Ciclo do Ensino Básico. [s.l.] Universidade dos Açores, 2012.

CAETANO, L. M. D. Tecnologia e Educação: quais os desafios? Educação, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 295–310, 2015.

CARVALHO, A. A. Dispositivos Móveis e Aplicativos como Facilitadores de Aprendizagem. III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação. Anais...São Luís, Maranhão: Universidade Federal do Maranhão, 2018

COSTA, F. et al. Repensar as TIC na Educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012.

COSTA, F. A. Competências TIC. Estudo de Implementação. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, Ministério da Educação, 2008.

COSTA, F. A. Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores. Actas do I Colóquio Brasil-Portugal - 2010: “Perspectivas de inovação no campo das TIC na Educação”, 2010.

COUTO, M. E. S.; COELHO, L. Políticas públicas para inserção das TIC nas escolas: algumas reflexões sobre as práticas. Revista Digital da CVA, v. 8, n. 30, p. 1–11, 2013.

FONTANA, F. F.; CORDENONSI, A. Z. TDIC como mediadora do Processo de ensino-aprendizagem da Arquivologia. Ágora, v. 25, n. 51, p. 101–131, 2015.

HANUSHEK, E. Teaching the Teachers. The economist, v. June, n. 11, p. 1–11, 2016.

INÊS, M. et al. E-book no Ensino de Tecnologia Educacional: uma investigação sobre o uso de Apps na produção escrita. Revista Educação Por Escrito, v. 6, n. 2, p. 278–292, 2015.

JUNIOR, J. B. B. O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017. Anais...Braga: Universidade do Minho, 2017

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas. SP: Papirus, 2012.

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas. SP: Papirus, 2013.

LIMA, G. H. O uso do aplicativo Nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no ensino superior. [s.l.] Universidade Federal de Pernambuco, 2017.

LOPES, J. J. G. Web 2.0 no ensino da História no ensino básica: estudo de caso. [s.l.] Universidade Aberta, 2014.

MARTINS, R. X.; FLORES, V. DE F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 242, p. 112–128, 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 21a ed. Campinas. SP: Papirus, 2013.

NASCIMENTO, M. M. N. As tecnologias na prática pedagógica: recursos digitais para integração no ensino fundamental. [s.l.] Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.

NASCIMENTO, M. M. N.; CAETANO, L. M. D. Integração de Recursos Digitais no Ensino Fundamental. EducaOnline, v. 11, n. 3, p. 15–32, 2017.

NETO, A. DA I. O Uso das TIC nas Escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico do Distrito de Bragança. [s.l.] Instituto Politécnico de Bragança, 2010.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7a ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

PAIVA, J. As tecnologias de informação e comunicação: utilização pelos professores. Lisboa: Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento, Ministério da Educação, 2002.

PRENSKY, M. Teaching Digital Natives. Thousand Oaks: Corwin, 2010.

REIS, S. I. C. Papel dos dispositivos móveis nas aprendizagens informais dos jovens com trissomia 21: um estudo de caso. [s.l.] Universidade de Aveiro, 2017.

SILVA, É. C. DE O. Aplicativos para Smartphones e o Ensino de História e Geografia : uma revisão crítica. [s.l.] Instituto Federal Fluminense, 2015.

SILVA, H. M. G.; DAVID, C. M.; MANTOVANI, A. A história como aliada no ensino de história e a sua adesão nas escolas de educação básica. Revista Ibero -Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 2, p. 390–399, 2015.

SITEAL. Informe de tendencias sociales y educativas en América Latina 2014.Siteal. Buenos Aires: [s.n.].

UNESCO. Integrating ICT into Education. A collective case study of six asian countries. Bangkok: UNESCO Asia and Pacific Regional Bureau for Education, 2004.

UNESCO. Padrões de Competência em TIC para Professores: Diretrizes de implementação. Paris: [s.n.].

UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Paris: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2014.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

2019-05-07

Cómo citar

CAETANO, L. M. D.; NASCIMENTO, M. M. N. do. Uso do App Nearpod no Ensino de História. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 26–42, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46262. Acesso em: 22 nov. 2024.