O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica

Autores/as

  • Heloisa ALBUQUERQUE COSTA Universidade de São Paulo
  • Hyanna Dias Medeiros Doutoranda da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46055

Palabras clave:

Ensino da língua francesa. Programa Idiomas sem Fronteiras. Formação de professores.

Resumen

O processo de internacionalização das universidades brasileiras vem se desenvolvendo a partir de ações que envolvem a mobilidade acadêmica de discentes e docentes em diversos países. Na universidade de São Paulo, os acordos com as Instituições de Ensino Superior (IES) francesas têm um impacto na demanda por cursos de língua francesa visando à preparação linguística, acadêmica e intercultural dos participantes dos diferentes programas de intercâmbio. Nesse contexto, o Programa Idiomas sem Fronteiras-Francês tem um papel decisivo para a formação em Francês para Objetivo Universitário (FOU), para a elaboração dos programas e da metodologia de ensino (MANGIANTE, PARPETTE, 2011). O objetivo deste artigo é discutir como o IsF-Francês pode contribuir para a formação da comunidade universitária para a mobilidade acadêmica e quais são os caminhos para a expansão da internacionalização na Universidade de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloisa ALBUQUERQUE COSTA, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Universidade de São Paulo, especialista na área do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em particular da língua francesa para contextos específicos (profissionais e acadêmicos).Suas áreas de pesquisa são: didática das línguas estrangeiras, formação de professores e tecnologias no ensino de línguas.

Hyanna Dias Medeiros, Doutoranda da Universidade de São Paulo

Possui mestrado pelo programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Formou-se em 2013 como bacharel em Letras com habilitação em Português e Francês pela mesma instituição. Atualmente é doutoranda do programa de pós-graduação da USP e bolsista do Programa Idiomas sem Fronteiras-Francês. Atuou como professora-assistente na Universidade de Guelph no Canadá, ministrando a disciplina de Francês Língua Estrangeira entre 2014 e 2015. Atuou, de 2010 a 2014, como professora de francês no Centro de Línguas da FFLCH-USP. Sua pesquisa se concentra na área da didática de Francês Língua Estrangeira, tendo como foco o ensino da compreensão oral para alunos em situação de mobilidade e o desenvolvimento das competências orais.

Citas

ALBUQUERQUE-COSTA, H. Le cours de français à l'Ecole Polytechnique de l'Université de São Paulo: formations des enseignants et conception des activités FOU. In: BORDO, W; GOES, J. ; MANGIANTE, J.M. (Org.). Le Français sur Objectif Universitaire - Entre apports théoriques et pratiques de terrain. Arras : Ed. Artois Presses Université, 2016a.

ALBUQUERQUE-COSTA, H. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objectif Universitaire. In: ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; PARPETTE, C. (Org.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. São Paulo: Humanitas e Paulistana editora, 2016b.

BOUCHEAUNNEAU, N.; GALLI, J.A. (Org.). Le FOS et le FOU au Nord-Est du Brésil: quel avenir? 1. ed. Recife: EDUFPE, 2017.

CARRAS, C. ; al. Le français sur objectifs spécifiques et la classe de langue. Paris: CLE International, 2007.

CARRAS, C. GEWIRTZ, O. ; TOLAS, J. Réussir ses études d’ingénieur en français. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2014.

CORNAIRE, C. La compréhension orale. Paris : CLE International, 1998.

GREMMO, M.-J. et HOLEC, H. La compréhension orale: un processus et un comportement. In Acquisition et utilisation d’une langue étrangère. Le Français dans le Monde. Février – Mars. Paris: Hachette, 1990.

LEASK, B. Internationalizing the curriculum. New York: Routledge, 2015.

MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Le Français sur Objectif Spécifique : de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris : Hachette FLE, 2004.

MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Faire des études universitaires en langue française. Le Français dans le Monde, Recherches et Applications, no. 43, Paris : CLE International, 2010.

MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Le français sur objectif universitaire. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2011.

MANGIANTE, J.M. ; PARPETTE, C. « Le Français sur Objectif Universitaire : de la maitrise linguistique aux compétences universitaires » In Synergies Algérie 15, pp.147-166, 2012.

MEDEIROS, H.C.D. O ensino da compreensão oral em Francês Língua estrangeira: desenvolvimento de estratégias e formação do professor crítico-reflexivo. 2017. Dissertação (mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PARPETTE, C. ; STAUBER, J. Réussir ses études d’Economie-Gestion en français. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2014.

PARPETTE, C. De la compréhension orale en classe à la réception orale en situation naturelle : une relation à interroger. In Les Cahiers de l’Acedle, v. 5, n. 1. Disponível em : https://journals.openedition.org/rdlc. Acesso em 2008.

PORCHER, L. Le français langue étrangère : Émergence et enseignement d’une discipline. Paris: Hachette, 1995.

Sites

Anuário Estatístico da USP. Disponível em: https://uspdigital.usp.br

Agência Universitária da Francofonia. Disponível em: https://www.auf.org/

Platforma Claroline – Spiral Connect. Disponível em:https://clarolineconnect.univ-lyon1.fr

Publicado

2019-07-29

Cómo citar

COSTA, H. A.; MEDEIROS, H. D. O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 269–283, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46055. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente