O Programa Idiomas sem Fronteiras Francês na Universidade de São Paulo: ações de internacionalização para a mobilidade acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46055Palabras clave:
Ensino da língua francesa. Programa Idiomas sem Fronteiras. Formação de professores.Resumen
O processo de internacionalização das universidades brasileiras vem se desenvolvendo a partir de ações que envolvem a mobilidade acadêmica de discentes e docentes em diversos países. Na universidade de São Paulo, os acordos com as Instituições de Ensino Superior (IES) francesas têm um impacto na demanda por cursos de língua francesa visando à preparação linguística, acadêmica e intercultural dos participantes dos diferentes programas de intercâmbio. Nesse contexto, o Programa Idiomas sem Fronteiras-Francês tem um papel decisivo para a formação em Francês para Objetivo Universitário (FOU), para a elaboração dos programas e da metodologia de ensino (MANGIANTE, PARPETTE, 2011). O objetivo deste artigo é discutir como o IsF-Francês pode contribuir para a formação da comunidade universitária para a mobilidade acadêmica e quais são os caminhos para a expansão da internacionalização na Universidade de São Paulo.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE-COSTA, H. Le cours de français à l'Ecole Polytechnique de l'Université de São Paulo: formations des enseignants et conception des activités FOU. In: BORDO, W; GOES, J. ; MANGIANTE, J.M. (Org.). Le Français sur Objectif Universitaire - Entre apports théoriques et pratiques de terrain. Arras : Ed. Artois Presses Université, 2016a.
ALBUQUERQUE-COSTA, H. Formation des enseignants à la démarche du Français sur Objectif Universitaire. In: ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; PARPETTE, C. (Org.). Français sur Objectif Universitaire: méthodologie, formation des enseignants et conception de programmes. São Paulo: Humanitas e Paulistana editora, 2016b.
BOUCHEAUNNEAU, N.; GALLI, J.A. (Org.). Le FOS et le FOU au Nord-Est du Brésil: quel avenir? 1. ed. Recife: EDUFPE, 2017.
CARRAS, C. ; al. Le français sur objectifs spécifiques et la classe de langue. Paris: CLE International, 2007.
CARRAS, C. GEWIRTZ, O. ; TOLAS, J. Réussir ses études d’ingénieur en français. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2014.
CORNAIRE, C. La compréhension orale. Paris : CLE International, 1998.
GREMMO, M.-J. et HOLEC, H. La compréhension orale: un processus et un comportement. In Acquisition et utilisation d’une langue étrangère. Le Français dans le Monde. Février – Mars. Paris: Hachette, 1990.
LEASK, B. Internationalizing the curriculum. New York: Routledge, 2015.
MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Le Français sur Objectif Spécifique : de l’analyse des besoins à l’élaboration d’un cours. Paris : Hachette FLE, 2004.
MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Faire des études universitaires en langue française. Le Français dans le Monde, Recherches et Applications, no. 43, Paris : CLE International, 2010.
MANGIANTE, J-M. ; PARPETTE, C. Le français sur objectif universitaire. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2011.
MANGIANTE, J.M. ; PARPETTE, C. « Le Français sur Objectif Universitaire : de la maitrise linguistique aux compétences universitaires » In Synergies Algérie 15, pp.147-166, 2012.
MEDEIROS, H.C.D. O ensino da compreensão oral em Francês Língua estrangeira: desenvolvimento de estratégias e formação do professor crítico-reflexivo. 2017. Dissertação (mestrado em Língua e Literatura Francesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PARPETTE, C. ; STAUBER, J. Réussir ses études d’Economie-Gestion en français. Grenoble : Presses Universitaires de Grenoble, 2014.
PARPETTE, C. De la compréhension orale en classe à la réception orale en situation naturelle : une relation à interroger. In Les Cahiers de l’Acedle, v. 5, n. 1. Disponível em : https://journals.openedition.org/rdlc. Acesso em 2008.
PORCHER, L. Le français langue étrangère : Émergence et enseignement d’une discipline. Paris: Hachette, 1995.
Sites
Anuário Estatístico da USP. Disponível em: https://uspdigital.usp.br
Agência Universitária da Francofonia. Disponível em: https://www.auf.org/
Platforma Claroline – Spiral Connect. Disponível em:https://clarolineconnect.univ-lyon1.fr
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.