Ensino de português como língua estrangeira no sudeste do Pará

Autores/as

  • Camila Solino Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46043

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de PLE. Gênero como ação social. Interacionismo Sócio-Discursivo. Escola de Sidney.

Resumen

O presente trabalho compartilha um conjunto de reflexões acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros da pós-graduação, na Unifesspa, no período de 2015 a 2016. Essa foi uma ação pioneira realizada na instituição, por meio do Idiomas Sem Fronteiras, orientada segundo uma visão de linguagem como interação, noção de gênero como ação social estruturada em etapas para atingir uma finalidade e mesclou noções de ensino de leitura instrumental com estudos do InteracionismoSócio-Discursivo e da Escola de Sydney, no ensino de gêneros que circulam em ambientes acadêmicos, tendo como base os estudos de Almeida Filho (2007, 2012, 2015), Oliveira e Silva (2018), Halliday (1978, 1994), dentre outros. Nesses termos, discorre-se sobre os princípios norteadores do ensino, apresenta-se o plano de trabalho utilizado e reportam-se alguns resultados dessa experiência. Em termos de ensino, a abordagem adotada no curso teve boa aceitação pelos aprendizes e promoveu a aprendizagem, tendo em vista que proporcionou a aprovação de alunos no exame de proficiência em Língua Portuguesa. Em termos de formação de professores, o curso desenvolvido se figurou como um primeiro passo para a realização de novos estudos e práticas de ensino e elaboração de materiais didáticos em Português como Língua Estrangeira (PLE).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AEBERSOLD, J. A. e FIELD, M. L. From reader to reading teacher. New York: Cambridge University Press, 1997.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Índices nacionais de desenvolvimento do ensino de português língua estrangeira. In: ALMEIDA FILHO, José. C. P.; CUNHA, Maria. J. C (Orgs.). Projetos iniciais em português para falantes de outras línguas. Campinas, SP: Pontes, 2007.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Quatro estações no ensino de línguas, Pontes, 2012.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas do Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 8ª Edição, 2015.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Pericles Cunha. São Paulo: Educ., [1997, 1999, 2003] 2012.

CAPES. Programa Institucional de Internacionalização – CAPES – PrInt. Brasília: Fundação Capes, 2017. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print Acesso em: 26 Jul. 2018.

CELPE-BRAS. Celpe-Bras 2018. Brasília: MEC-Inep, 2018. Disponível em: http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ Acesso em 13 Nov. 2018.

CUNHA, MariaI. daet al. Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 469-480, set./dez. 2017.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. v. 1. 228p.

FUZER, C.Ateliê de textos: (Re)invenção e (re)escrita de histórias no ensino básico. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 56-79, 2014.

GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 17. ed., reimpressão. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

GARCIA, Othon Moacir. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. RevistaLetras (UFSM) online, v. 22, p. 213-245, 2012.

HALLIDAY, M. A. K. Language as a social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Londres: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. Londres: Edward Arnold, 1994.

MARTIN, J.; ROSE, D. Genre Relations: Mapping Culture. London: Equinox, 2008.

MOREIRA, T. M.; GALVAO, A. P.; ARAÚJO, m. do L. P; COSTA, M. S. Análise de Propostas Didáticas para o Ensino de Língua Materna na Perspectiva de Gêneros Discursivos/ Textuais. In: Wagner Rodrigues Silva, Paulo da Silva Lima, Tânia Maria Moreira. (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. 1 ed. Campinas - SP: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 229-257.

MOTTA-ROTH, D. Ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 495-517, set./dez. 2006.

MOTTA-ROTH, D. Para ligar a teoria à prática: roteiro de perguntas para orientar a leitura/análise crítica de gênero. In: D. Motta-Roth, T. Cabañas and G. R. Hendges. Análise de textos e discursos: relações entre teorias e práticas. Santa Maria, BR: PPGL Editores, 2008.

MUNIZ DA SILVA, E.C. Ciclo de aprendizagem baseado em gêneros. Linguagem, estudos e pesquisas (UFG), v. 19, p. 19-36, 2015.

MUNIZ DA SILVA, E.C. Gêneros na teoria sistêmico-funcional. DELTA. Documentação de Estudos Em Linguística Teórica e Aplicada (PUC-SP. IMPRESSO), v. 34, p. 305-330, 2018.

NASCIMENTO, R. G.. Análise crítica de gênero, planejamento de material didático e letramentos do professor de inglês como língua estrangeira/adicional. In: TOMITCH, Lêda M.B.; HEBERLE, Viviane M.. (Org.). Perspectivas atuais de aprendizagem e ensino de línguas. 1 ed. Florianópolis: LLE/PPGI/UFSC, 2017, v. 1, p. 121-152.

OLIVEIRA, Kelly C. N. de; SILVA, Edna C. M. da. Reflexões para o ensino de gêneros em Língua Portuguesa: contribuições da ‘Escola de Sidney’. In: ALMEIDA, Fabíola A. S. D. P.; XAVIER, Vanessa R. D. (orgs.). Diálogos e perspectivas nos estudos do léxico e formação de professores.1 ed. Campinas: Mercado Letras, 2018. p. 249-298.

ROSE, D.; MARTIN, J. Learning to Write, Reading to Learn: Genre, Knowledge and Pedagogy in the Sydney School. London: Equinox, 2012.

SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Os gêneros escolares – as práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: Schneuwly, B.; Dolz, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, [1997] 2004.

STUTZ, L.; CRISTÓVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de Língua inglesa. Signum. Londrina: UEL, n. 4, p. 569-589, jun. 2011.

Publicado

2019-07-29

Cómo citar

RODRIGUES, C. S. Ensino de português como língua estrangeira no sudeste do Pará. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 252–268, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46043. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46043. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente