Ensino de português como língua estrangeira no sudeste do Pará

Autores/as

  • Camila Solino Rodrigues Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.46043

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem de PLE. Gênero como ação social. Interacionismo Sócio-Discursivo. Escola de Sidney.

Resumen

O presente trabalho compartilha um conjunto de reflexões acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos estrangeiros da pós-graduação, na Unifesspa, no período de 2015 a 2016. Essa foi uma ação pioneira realizada na instituição, por meio do Idiomas Sem Fronteiras, orientada segundo uma visão de linguagem como interação, noção de gênero como ação social estruturada em etapas para atingir uma finalidade e mesclou noções de ensino de leitura instrumental com estudos do InteracionismoSócio-Discursivo e da Escola de Sydney, no ensino de gêneros que circulam em ambientes acadêmicos, tendo como base os estudos de Almeida Filho (2007, 2012, 2015), Oliveira e Silva (2018), Halliday (1978, 1994), dentre outros. Nesses termos, discorre-se sobre os princípios norteadores do ensino, apresenta-se o plano de trabalho utilizado e reportam-se alguns resultados dessa experiência. Em termos de ensino, a abordagem adotada no curso teve boa aceitação pelos aprendizes e promoveu a aprendizagem, tendo em vista que proporcionou a aprovação de alunos no exame de proficiência em Língua Portuguesa. Em termos de formação de professores, o curso desenvolvido se figurou como um primeiro passo para a realização de novos estudos e práticas de ensino e elaboração de materiais didáticos em Português como Língua Estrangeira (PLE).

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Publicado

2019-07-29

Cómo citar

RODRIGUES, C. S. Ensino de português como língua estrangeira no sudeste do Pará. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 252–268, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.46043. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46043. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente