Trilhas interpretativas como um potencial pedagógico:

redescobrindo a caatinga

Autores/as

  • Ednilza Maranhao dos Santos UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.45974

Palabras clave:

Áreas naturais, interpretação ambiental, semiárido, Possibilidades pedagógicas

Resumen

Este trabalho teve como objetivo relatar uma experiência desenvolvida por alunos e professor do curso de licenciatura em ciências biológicas, com a participação de bolsista de iniciação cientifica do ensino médio de escolas públicas da região, do primeiro ano do ensino médio em uma área de Caatinga do agreste do Estado de Pernambuco. No período de dezembro de 2012 a outubro de 2013, trilhas de interpretação ambiental foram planejadas na Fazenda Fieza, no município de Santa Cruz do Capibaribe. Duas trilhas foram mapeadas e nessas, onze pontos foram considerados potenciais como paradas para reflexão, contemplação e contextualização sobre os elementos naturais do bioma Caatinga, conteúdos importantes para sensibilização e valorização do lugar. Três etapas fizeram parte do planejamento da trilha (Etapa 1: levantamento de dados; etapa 2: elaboração do roteiro pedagógico; etapa 3:  execução para socialização da vivencia e avaliação do processo. Um total de 43 alunos participaram das trilhas e foi notório o interesse dos alunos sobre o bioma, observado através da percepção escrita e de desenhos feitos por eles durante as atividades.

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Biografía del autor/a

Ednilza Maranhao dos Santos, UFRPE

Professora associada do departamento de biologia da UFRPE

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Publicado

2019-11-12

Cómo citar

DOS SANTOS, E. M. Trilhas interpretativas como um potencial pedagógico:: redescobrindo a caatinga . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 523–537, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.45974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45974. Acesso em: 22 jul. 2024.