O Programa Idiomas sem Fronteiras e os relatos pessoais sobre o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos da Universidade Federal de Roraima

Autores/as

  • Antonio Lisboa Santos Silva Júnior Universidade Federal de Roraima http://orcid.org/0000-0003-2016-3889
  • Fabricio Tetsuya Ono Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vitor Rafael Siqueira de Araújo University of Arkansas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45880

Palabras clave:

Formação de Professores. Heterogeneidade. Experiências

Resumen

O presente trabalho apresenta um breve histórico do Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês (anteriormente chamado Inglês sem Fronteiras) na Universidade Federal de Roraima - UFRR e suas contribuições para o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos entre o período de 2014 a 2015, tais como a importância do programa na vida acadêmica dos alunos, docentes e técnicos da instituição, abrangendo as experiências vivenciadas pelos professores bolsistas no programa. Os tópicos a serem discutidos são como lidar em sala com alunos de diferentes níveis de proficiência (salas heterogêneas), como fazer a divulgação dos períodos de inscrição de forma dinâmica e atrativa, e apresentar a formação complementar dada pelo coordenador aos professores bolsistas, preparando-os para o mercado de trabalho. A ideia do artigo é contribuir com ideias para outros programas do Idioma sem Fronteiras em outras Instituições de Ensino Federal.

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Biografía del autor/a

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Letras com habilitação em língua inglesae portuguesa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em ensino da língua inglesa pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrando em Letras (UFRR). Bolsista do programa Idiomas sem Fronteiras de outubro de 2014 a setembro de 2016.

Fabricio Tetsuya Ono, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela FFLCH -USP, mestre em Estudos Linguísticos - área de concentração em Lingüística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela UNESP - São José do Rio Preto, ,possui graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999), é especialista em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu (2003). Atualmente, professor do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenador do Idiomas sem Fronteiras de 2014 a 2017 na Universidade Federal de Roraima

Vitor Rafael Siqueira de Araújo, University of Arkansas

Graduado em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de Roraima. Bolsista do Idiomas sem Fronteiras de maio de 2015 a dezembro de 2015. Atualmente vinculado à University of Arkansas

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

SILVA JÚNIOR, A. L. S.; ONO, F. T.; DE ARAÚJO, V. R. S. O Programa Idiomas sem Fronteiras e os relatos pessoais sobre o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos da Universidade Federal de Roraima. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 331–341, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45880. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente