O Programa Idiomas sem Fronteiras e os relatos pessoais sobre o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos da Universidade Federal de Roraima

Authors

  • Antonio Lisboa Santos Silva Júnior Universidade Federal de Roraima http://orcid.org/0000-0003-2016-3889
  • Fabricio Tetsuya Ono Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Vitor Rafael Siqueira de Araújo University of Arkansas

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45880

Keywords:

Formação de Professores. Heterogeneidade. Experiências

Abstract

This paper presents a brief history of Language Without Borders Program - English (previously called Inglês sem Fronteiras) at the Federal University of Roraima - UFRR and its contributions to the teaching of the English language to technicians and students between the period of 2014 to 2015, such as the importance of the program in the academic life of students, teachers and technicians of the institution, covering the experiences lived by scholars in the program. The topics to be discussed are how to deal with classrooms with students of different proficiency levels (heterogeneous rooms), the dissemination of enrollment periods in a dynamic and attractive way, and the complementary training given by the coordinator to the scholarship professors, preparing them for the job market. The idea of ​​the article is to contribute with some ideas to other programs of the Language Without Borders in other Institutions of Federal Education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonio Lisboa Santos Silva Júnior, Universidade Federal de Roraima

Graduado em Letras com habilitação em língua inglesae portuguesa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em ensino da língua inglesa pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrando em Letras (UFRR). Bolsista do programa Idiomas sem Fronteiras de outubro de 2014 a setembro de 2016.

Fabricio Tetsuya Ono, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela FFLCH -USP, mestre em Estudos Linguísticos - área de concentração em Lingüística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela UNESP - São José do Rio Preto, ,possui graduação em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (1999), é especialista em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu (2003). Atualmente, professor do curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenador do Idiomas sem Fronteiras de 2014 a 2017 na Universidade Federal de Roraima

Vitor Rafael Siqueira de Araújo, University of Arkansas

Graduado em Letras com habilitação em língua inglesa pela Universidade Federal de Roraima. Bolsista do Idiomas sem Fronteiras de maio de 2015 a dezembro de 2015. Atualmente vinculado à University of Arkansas

References

BEJARANO, Y. A cooperative small-group methodology in language classroom. TESOL Quartely Digital, v. 21, n. 3, setembro, 1987.

BREMMER, S. Some thoughts on teaching a mixed ability class. Scottish Languages Review. Issue 18, Autumn 2008, 1-10.

COLE, P. An adaptation of group dynamics techniques to foreign language teaching. TESOL Quartely Digital, v. 4, n. 4, dezembro,1970.

CORRÊA, G. G. As reformas educacionais brasileiras: programas de ensino em Ciências e seriação escolar. 1997. 201 f. Dissertação (MestradoemEducação). Centro de Ciências Humanas e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.

DARN, S. Teacher Talking Time. Izmir University of Economics, Turkey. Setembro, 2007. Página consultada a 27 de outubro de 2015 https://www.teachingenglish.org.uk/article/teacher-talking-time. Último acesso em 29.07.2019.

HADFIELD, J. Classroom Dynamics. Oxford: Oxford University Press, 1992.

MAFTOON, P.; SAREM, S. N. A Critical Look at the Presentation, Practice, Production (PPP) Approach: Challenges and Promises for ELT. Special Issue on Psycholinguistics. Vol. 3, No. 4 (2012). http://www.edusoft.ro/brain/index.php/brain/article/view/442/490. Acesso em 27.10.2015.

MICCOLI, L. Experiências de professores no ensino de língua inglesa: uma categorização com implicações para o ensino e a pesquisa. In: Revista Linguagem & Ensino, v. 10, n. 1, p. 47-86, 2012.

ONO, F. T. P. A ressignificação do global por atitudes locais na implementação do programa inglês sem fronteiras na ufrr – algumas experiencias. In: Do Inglês sem fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Orgs: SAMENTO, S., ABREL-E-LIMA, D., BARROS FILHO, W. – Belo Horizonte: Editora: UFMG, 2016.

Published

2019-08-01

How to Cite

SILVA JÚNIOR, A. L. S.; ONO, F. T.; DE ARAÚJO, V. R. S. O Programa Idiomas sem Fronteiras e os relatos pessoais sobre o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos da Universidade Federal de Roraima. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 331–341, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45880. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente