Português sem fronteiras na UFRRJ e a importância dos cursos de extensão para a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45372Palabras clave:
Ensino-aprendizagem de PLE, Prática docente, português sem fronteiras, Formação de professores em PLE/PLA, Ações de extensão, Ensino-aprendizagem de PLE/PLA.Resumen
O objetivo deste texto é mostrar a relevância dos cursos de extensão para o desenvolvimento de ações pedagógicas na área de Português como língua estrangeira e adicional (PLE/PLA) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para tanto, será apresentada e discutida a articulação de pressupostos teóricos, relacionados à concepção de língua-cultura (MENDES, 2008, 2011) e a de gêneros discursivos (ROJO;BARBOSA, 2015; MARCUSCHI, 2008), com pressupostos metodológicos ancorados em Kumaravadivelu (2003). Os resultados demonstram que o planejamento de ações para esse tipo de curso são sensíveis às necessidades dos participantes tanto dos cursos de formação do professor da referida área quanto dos cursos de ensino-aprendizagem do Português para falantes de outras línguas.
Descargas
Citas
KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: macrostrategias for language teaching. New haven/London: Yale University Press, 2003. 339p.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 295p.
MEDEIROS, V. G. de. Os passados no ensino de português para estrangeiros. In: SOLETRAS, Ano I, n. 02. São Gonçalo : UERJ, jul./dez. 2001. 76-82.
MENDES, E. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira.Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2011.139-158.
MENDES, E. Língua Cultura e formação de professores: por uma abordagem intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (Orgs.) Saberes em português:: ensino e formação docente. Campinas/SP: Ponte, 2008. 57-77.
MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras.2002. 232p.
ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.São Paulo: Parábola, 2015. 150 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.