Português sem fronteiras na UFRRJ e a importância dos cursos de extensão para a prática docente

Autores/as

  • Angela Marina Bravin dos Santos UFRRJ Professora Associada nível I

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.2.45372

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de PLE, Prática docente, português sem fronteiras, Formação de professores em PLE/PLA, Ações de extensão, Ensino-aprendizagem de PLE/PLA.

Resumen

O objetivo deste texto é mostrar a relevância dos cursos de extensão para o desenvolvimento de ações pedagógicas na área de Português como língua estrangeira e adicional (PLE/PLA) no âmbito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para tanto, será apresentada e discutida a articulação de pressupostos teóricos, relacionados à concepção de língua-cultura (MENDES, 2008, 2011) e a de gêneros discursivos (ROJO;BARBOSA, 2015; MARCUSCHI, 2008), com pressupostos metodológicos ancorados em Kumaravadivelu (2003). Os resultados demonstram que o planejamento de ações para esse tipo de curso são sensíveis às necessidades dos participantes tanto dos cursos de formação do professor da referida área quanto dos cursos de ensino-aprendizagem do Português para falantes de outras línguas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Marina Bravin dos Santos, UFRRJ Professora Associada nível I

Professora associada nível I do Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ.

Citas

KUMARAVADIVELU, B. Beyond methods: macrostrategias for language teaching. New haven/London: Yale University Press, 2003. 339p.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 295p.

MEDEIROS, V. G. de. Os passados no ensino de português para estrangeiros. In: SOLETRAS, Ano I, n. 02. São Gonçalo : UERJ, jul./dez. 2001. 76-82.

MENDES, E. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira.Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2011.139-158.

MENDES, E. Língua Cultura e formação de professores: por uma abordagem intercultural. In: MENDES, E.; CASTRO, M. L. S. (Orgs.) Saberes em português:: ensino e formação docente. Campinas/SP: Ponte, 2008. 57-77.

MOITA LOPES, L. P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas/SP: Mercado de Letras.2002. 232p.

ROJO, R; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.São Paulo: Parábola, 2015. 150 p.

Publicado

2019-07-29

Cómo citar

DOS SANTOS, A. M. B. Português sem fronteiras na UFRRJ e a importância dos cursos de extensão para a prática docente. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 308–318, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.2.45372. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/45372. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Programa Idiomas sem Fronteiras: internacionalização e formação docente