Percussão corporal e crianças pequenas

possibilidades musicais na educação infantil

Autores/as

  • Mariana Gomes Maziero

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.44213

Palabras clave:

Percussão corporal, educação infantil, musicalização

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o corpo como fonte sonora, tendo a percussão corporal como técnica, por meio de pesquisa realizada em uma escola particular de Educação Infantil. Portanto, considera-se aqui o corpo como instrumento musical, capaz de produzir diferentes timbres, alturas, ritmos, entre outros parâmetros musicais, configurando o corpo como um recurso potencial no processo de musicalização de crianças. A pesquisa empreendida apresenta jogos e técnicas da percussão corporal, tendo como princípio algumas propostas das oficinas do grupo de música corporal Barbatuques, com possibilidades de adaptações e outras criações para atividades de musicalização na Educação Infantil. Os sujeitos são crianças de quatro e cinco anos, de uma escola particular de Educação Infantil.

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Publicado

2020-04-11

Cómo citar

MAZIERO, M. G. Percussão corporal e crianças pequenas: possibilidades musicais na educação infantil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 61–76, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.44213. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/44213. Acesso em: 26 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisas em Educação Musical