O processo de formação e a práxis de educadores em instituições socioassistenciais: um estudo de caso

Um estudo de caso

Autores/as

  • Alexandre Avelino Giffoni Junior UNIRV
  • Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.43151

Palabras clave:

Didática, Pedagogia, Educação Social, Abordagem Histórico-cultural, Psicoloia

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa dialético-interativa, como intervenção didático-pedagógica por meio da Abordagem Histórico-Cultural. Ela considera que para entender os processos psicológicos é necessário estudá-los em movimento, nas transformações sofridas ao longo da história da humanidade e do indivíduo. O objetivo deste estudo é entender, por meio da formação de professores, as transformações em andamento na implementação da Didática com base nessa abordagem. Este é um estudo de caso realizado em uma associação filantrópica de apoio à criança, localizada na cidade de Rio Verde, Goiás. O objetivo deste estudo é: Analisar o desenvolvimento da formação de professores no planejamento didático-pedagógico de uma unidade didática e como esse planejamento pode refletir no processo de ensino-aprendizagem com os alunos. O artigo mostra a formação dos sujeitos da pesquisa, principalmente com os educadores participantes, por meio do desenvolvimento de conceitos científicos e do cotidiano das pessoas. Dessa forma, confirma a Didática histórico-cultural como ferramenta que possibilita a emancipação e autonomia das pessoas através da educação, ou seja, o desenvolvimento humano através do ensino e aprendizagem desenvolvimental, visando à melhoria de suas condições de vida. A pesquisa pode contribuir para uma Pedagogia Social em Educação e Psicologia com a Teoria Histórico-Cultural.

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Biografía del autor/a

Alexandre Avelino Giffoni Junior, UNIRV

Professor e pesquisador da UNIRV

Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres, Universidade Estadual de Londrina

Professora do departamento de Psicologia Social e Institucional; Área Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem.

Citas

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Publicado

2019-11-12

Cómo citar

AVELINO GIFFONI JUNIOR, A.; TORRES, A. C. P. L. G. C. O processo de formação e a práxis de educadores em instituições socioassistenciais: um estudo de caso: Um estudo de caso. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 395–406, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.43151. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/43151. Acesso em: 22 jul. 2024.