O ensino da expressividade jazzística na guitarra modalidade a distância

um estudo de caso.

Autores/as

  • Endre Solti Instituto de Artes - Unicamp
  • José Eduardo Fornari Novo Junior COCEN/ NICS - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.1.42836

Palabras clave:

Expressividade jazzística, Ensino de instrumento musical a distância, Conhecimentos Declarativo e Processual.

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo de caso que avaliou as qualidades musicais nos improvisos jazzísticos dos alunos de guitarra elétrica e violão da Licenciatura em Música, modalidade a distância (EaD), oferecida pela UninCor. Foram constatados limites na assimilação e maturação de conhecimentos musicais relacionados à expressividade musical jazzística nos improvisos desses alunos. Argumenta-se aqui que esses limites podem estar atrelados à dificuldade de verbalização desse tipo de conhecimento musical durante o seu processo de ensino, conhecimento este relacionado ao Conhecimento Processual, conforme definido por Anderson, e que podem se apresentar mais pronunciados quando ministrados a distância. Espera-se que momentos presenciais sejam valorizados e que novas tecnologias sejam desenvolvidas, capazes de auxiliar alunos na ausência de um professor.

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Biografía del autor/a

Endre Solti, Instituto de Artes - Unicamp

Doutorando pelo Instituto de Artes - Unicamp Áreas de pesquisa: Música, improvisação musical, Ensino a distância de guitarra elétrica.

José Eduardo Fornari Novo Junior, COCEN/ NICS - Unicamp

Pesquisador em dedicação exclusiva no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora - NICS, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. * PosDoc (2008) Grupo Music Cognition, Centro Finlandês de Excelência, projeto Braintuning, Universidade de Jyväskylä, Finlândia. * PosDoc (2007) NICS / Unicamp, patrocinado pela Fapesp (www.fapesp.br), processo: 04 / 00499-6. * Ph.D. EE (2003) Título: Síntese Evolutiva de Segmentos Sonoros, FEEC / Unicamp. * Pesquisador Pesquisador Visitante (1996), patrocinado pelo CNPq (www.cnpq.br), no Centro de Pesquisa em Computação em Música e Acústica - CCRMA, da Universidade de Stanford. * Mestrado EE (1994), Título: Transformações Sonoras Através de Operações Timbrais, FEEC / Unicamp. * Bacharel (1994) em Música Popular - Piano. Instituto de Artes - IA / Unicamp. Bacharelado (1990) em Engenharia Elétrica pela FEEC / Unicamp. Áreas de pesquisa: Arte e Tecnologia, Instalações de Arte Computacional, Síntese Sonora, Psicoacústica, Processamento de Áudio, Computação Evolutiva, Música Interativa, Recuperação de Informações Musicais, Cognição Musical e Emoção.

Citas

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Publicado

2020-03-27

Cómo citar

SOLTI, E.; FORNARI NOVO JUNIOR, J. E. O ensino da expressividade jazzística na guitarra modalidade a distância: um estudo de caso. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 25–39, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.1.42836. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/42836. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisas em Educação Musical