UM ESTUDO DOS GÊNEROS ORAIS AULA ESPETÁCULO E AULA SHOW
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2017v19.n.2.196-229Palabras clave:
Aula Espetáculo. Aula Show. Gêneros orais. Ensino.Resumen
Este artigo dedica-se à caracterização da Aula Espetáculo (AE) e da Aula Show (AS), bem como ao estabelecimento da diferença entre elas, discutindo se AE e AS são ou não realmente novos gêneros. São consideradas ainda as semelhanças e diferenças com outros gêneros, como o espetáculo, a aula, a conferência e a oficina. Para isso, utilizamos as categorias de gênero a partir de Bakhtin. Observou-se que a Aula Espetáculo é um gênero que mescla características de aula e espetáculo em torno de questões de arte e cultura popular, com exposição e exibição de e sobre essas questões. Já a Aula Show é um gênero de realização curta, que emerge no interior de outro, mais rotineiro, a aula, trazendo uma nova cenografia e destacando-se por seu tom informal e lúdico.
Descargas
Citas
ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha Vitória de Oliveira. A digressão como estratégia discursiva na produção de textos orais e escritos. In: PRETI, Dino (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000, p. 99-128.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
COSTA, Luís Adriano Mendes. Os caminhos que se encontram em torno do armorial. Antonio Carlos Nóbrega em acordes e textos armoriais [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011, pp. 65-104. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/h4dh8/pdf/costa-9788578791865-06.pdf>. Acesso em 16 mar. 2016.
DISCINI, Norma. Semiótica: da imanência à transcendência (questões sobre o estilo). Alfa, São Paulo, 53(2): 595-617. 2009.
DISCINI, Norma. Para o estilo de um gênero. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 75-94, Jul./Dez. 2012. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/9934>. Acesso em: 04 abr. 2016.
FIORIN, José Luiz. A internet vai acabar com a língua portuguesa? Texto Livre: Linguagem e Tecnologia [online], v. 1, n. 1, p. 01-8, outono de 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10>. Acesso em: 18 mai. 2016.
HAUN, Gustavo Atallah. Que aula show! O blog de redação. [online]. Disponível em: <http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2011/10/que-aula-show.html>. Acesso em: 22 mar. 2016.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 1 CD-ROM.
MAINGUENEAU, Dominique. Retour sur une categorie: le genre. In: ADAM, J.-M.; GRIZE, J.-B. & BOUCHA, M. A. (Orgs.). Texte et discours: catégories pour l’analyse. Dijon: Editions Universitaires de Dijon, 2004, p. 107-118.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação. POSSENTI, Sírio; SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília (Orgs.). São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
OLIVEIRA, Andréa. Professor - exercite sua liderança, controle a indisciplina e dê uma aula show. Centro de Produções Técnicas (CPT). S/d. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/cursos-metodologia-de-ensino/artigos/professor-exercite-sua-lideranca-controle-a-indisciplina-e-de-uma-aula-show>. Acesso em: 27 abr. 2016.
PEREIRA, Daniervelin Renata Marques. Eureka! O acontecimento educacional em gêneros digitais. In: MENDES, Conrado; LARA, Glaucia Muniz Proença (Orgs.). Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg. Curitiba, PR: Appris, 2016, p. 127-140.
PRETI, Dino. Tipos de frame e falantes cultos. In: PRETI, Dino (Org.). Estudos da linguagem falada: variações e confrontos. São Paulo: Humanitas, 1999, p. 71-86.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica. 2ª ed. São Paulo: Annablume, 2011.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, 51 (1): 39-79, 2007. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127>. Acesso em: 03 mai. 2016.
VASCONCELOS, Celso. Entrevista: Uma aula show depende do(a) professor(a) e aluno(a). Mundo Jovem. [online]. Edição 361, outubro de 2005. Disponível em: <http://www.mundojovem.com.br/entrevistas/edicao-361-entrevista-uma-aula-show-depende-doa-professora-e-alunoa>. Acesso em: 22 mar. 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.