EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ANTONIO GRAMSCI

Autores/as

  • Anderson Borges Corrêa Secretaria Municipal de Educação - Uberlândia Universidade de Uberaba - UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.67-80

Palabras clave:

Educação escolar, Antonio Gramsci, Educação pública brasileira.

Resumen

Este trabalho tem o objetivo de problematizar o papel da educação escolar à luz do pensamento de Antonio Gramsci (1891-1937) e fazer uma discussão oportuna a este respeito considerando o atual estado da educação pública brasileira com base em avaliações de desempenho estudantil e algumas medidas de reestruturação, tendo em vista suas contradições e também princípios de Gramsci para uma educação popular. Uma revisão de literatura foi fundamental para discutir os principais conceitos que fundamentam este estudo, quais sejam: cultura, intelectuais orgânicos, escola única, educação humanista e ética na educação. A discussão conduz à elaboração de um pensamento a respeito da educação escolar pública com base em princípios educacionais, políticos e éticos para uma educação popular e humanista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Borges Corrêa, Secretaria Municipal de Educação - Uberlândia Universidade de Uberaba - UNIUBE

Informática Educativa - Educação

Citas

BRASIL. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. OCDE –Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. –SãoPaulo : Fundação Santillana, 2016. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/internacional-novo-pisa-resultados>. Acesso em: 28 de. 2016.

BRASIL. Estatísticas do Ideb 2015: Ensino Fundamental Regular e Ensino Médio Regular, 2016. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb/planilhas-para-download>. Acesso em: 28 de. 2016.

BRASIL. Medida provisória nº 746, de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação,e dá outras providências.Senado Federal, Brasília, dez. de 2016. Disponível em: <http://www.senado.leg.br/atividade/rotinas/materia/getPDF.asp?t=204698&tp=1>. Acesso em: 26 dez. 2016.

FORTUNATO, Sarita Aparecida de Oliveira. Escola, educação e trabalho na concepção de Antonio Gramsci. 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2015_2166.pdf >. Acesso em: 27 dez. 2016.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Os Intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. 2. ed.v. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. Recife, PE: Massangana, 2010.

Publicado

2019-01-05

Cómo citar

CORRÊA, A. B. EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE ANTONIO GRAMSCI. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 67–80, 2019. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.2.67-80. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/37103. Acesso em: 22 nov. 2024.