DUAS MIRADAS: O NAVEGANTE E O CONDUTOR DO NAVIO. REFLEXÕES SOBRE O WEBSITE DA REDE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES IMAGENS, GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO1
Palabras clave:
corpo háptico, trabalho de campo, arquitetura da informaçãoResumen
Buscamos demonstrar neste exercício de escrita, a maneira como o Miragem - Grupo de Pesquisa em Culturas Visuais e Experimentações Geográficas -, Pólo São Paulo (EACH-USP), da Rede Imagens, Geografias e Educação, tem conduzido seu website. Propomos um exercício que experimente as metáforas do navegante e do condutor do navio, bem como o agenciamento de duas diferentes linguagens, que chamamos ao longo do texto de "gramáticas": a arquitetura da informação e as atenções do cartógrafo no trabalho de campo. A utilização da cartografia como linguagem mediadora neste texto, busca aproximar pesquisadores da Rede, ao Wix (plataforma administrativa do referido website). Para tal, propomos a invenção de um corpo háptico, que deslize pelas experiências sugeridas. Descrevemos a elaboração de uma estratégia de hospitalidade aos navegantes da página do Pólo SP, produzida a partir da experiência de condução do referido site-navio. A conjugação concomitante das duas "gramáticas" pode potencializar os planos de hospitalidade, de modo a transmutar o referido website em uma potente "máquina de horizontes", que leve em conta os aspectos processuais e criativos de cada Pólo da Rede.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.