REFLEXÕES ACERCA DA LITERATURA INFANTIL E FORMAÇÃO DE LEITOR NO CONTEXTO DAS CRECHES MUNICIPAIS DE TOCANTINÓPOLIS: REALIDADES EM DESTAQUE
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.2.11-25Palabras clave:
Literatura infantil, Creche, Criança.Resumen
O estudo aborda a temática da literatura infantil no espaço da Creche, tendo por lócus de investigação duas instituições do município de Tocantinópolis - TO. Tem por objetivo refletir acerca do uso da literatura infantil no contexto das Creches municipais da referida cidade, as quais serão identificadas por Creche 01 e Creche 02, tecendo uma análise em torno dos aspectos que perpassam sua utilização nessa etapa educativa, acentuando elementos tais como: o uso do acervo literário nessas realidades, a intencionalidade das educadoras no trabalho com a literatura, dentre outros. A metodologia da investigação empreendida baseia-se na observação em sala de aula, aplicação de questionários para as professoras, pesquisa documental e entrevista com gestores das instituições. Assim, verificou-se que o arcabouço literário infantil constitui um referencial amplamente utilizado no exercício constante da ação docente nos espaços institucionais investigados, sendo utilizado com as mais diferentes intenções: estímulo ao desenvolvimento de habilidades, descontração do público infantil, e como elemento essencial no processo de formação do leitor. Nas atividades desenvolvidas nas Creches, é ratificada a importância atribuída pelas professoras à literatura infantil, expressa pela compreensão por parte das educadoras das influências e das contribuições desta na formação da criança.
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