ANÁLISES TEÓRICAS SOBRE A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.90-115Resumen
O presente trabalho socializa algumas reflexões sobre as análises teóricas feitas pelo GEAI (Grupo de Estudo da Alfabetização Inicial - ESEBA/UFU), sobre o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), no que se refere à Unidade 3 dos cadernos de formação: Sistema de Escrita Alfabética. A forma escolhida pelo grupo de estudos para a divulgação das análises foi a publicação de um dossiê que pretende abordar as principais temáticas sendo discutidas em textos pontuais. As análises deste texto objetiva verificar de que modo os cadernos de formação: Sistema de Escrita Alfabética contribui para o desenvolvimento dos processos de alfabetização e letramento, tendo em vista que o PNAIC visa à alfabetização dos alunos até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os cadernos focalizaram as discussões e reflexões nas temáticas: o alfabeto como um sistema notacional e não um código, o percurso evolutivo das crianças para compreender o sistema de escrita alfabética (SEA), o papel de certas habilidades de consciência fonológica na apropriação do SEA e as alternativas didáticas para o ensino do sistema alfabético. Nesse sentido, as análises apontadas neste artigo, giram em torno dessas temáticas levando em consideração o processo histórico da alfabetização e como esse processo tem sido retratado.Descargas
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