FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: uma abordagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil
Palabras clave:
Palavras-chave, Formação Docente, Processo de Ensino-Aprendizagem, Educação Infantil.Resumen
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de discutir a formação e os saberes docentes frente ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O estudo foi conduzido a partir do seguinte questionamento: como os processos de formação docente, inicial e continuada, podem contribuir para que a ação pedagógica possa ocorrer de forma assertiva no desenvolvimento da aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, embasada em referenciais teóricos de Tardif (2002), Gatti (2008), Nóvoa (2008), Imbernón (2009), Marcelo Garcia (2009), entre outros. A análise aponta que os principais desafios enfrentados pelos professores com relação à aprendizagem das crianças, estão ligados à intervenção adequada e transformadora da realidade, diante dos diferentes contextos existentes da cultura infantil e do processo de ensino-aprendizagem na infância. Nesse sentido, a formação inicial e continuada constituem-se em processos do desenvolvimento profissional, que devem ser dinâmicos, realizados a partir das necessidades formativas dos docentes, principalmente, no que se refere às mudanças de concepções e a dicotomia entre teoria-prática.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.