FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: uma abordagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil

Authors

  • Hélida Cristina Brandão Nunes Universidade Federal de Uberlândia
  • Geovana Ferreira Melo Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Palavras-chave, Formação Docente, Processo de Ensino-Aprendizagem, Educação Infantil.

Abstract

Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de discutir a formação e os saberes docentes frente ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O estudo foi conduzido a partir do seguinte questionamento: como os processos de formação docente, inicial e continuada, podem contribuir para que a ação pedagógica possa ocorrer de forma assertiva no desenvolvimento da aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, embasada em referenciais teóricos de Tardif (2002), Gatti (2008), Nóvoa (2008), Imbernón (2009), Marcelo Garcia (2009), entre outros. A análise aponta que os principais desafios enfrentados pelos professores com relação à aprendizagem das crianças, estão ligados à intervenção adequada e transformadora da realidade, diante dos diferentes contextos existentes da cultura infantil e do processo de ensino-aprendizagem na infância. Nesse sentido, a formação inicial e continuada constituem-se em processos do desenvolvimento profissional, que devem ser dinâmicos, realizados a partir das necessidades formativas dos docentes, principalmente, no que se refere às mudanças de concepções e a dicotomia entre teoria-prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hélida Cristina Brandão Nunes, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna especial do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Geovana Ferreira Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia e orientadora deste trabalho.

Published

2015-07-27

How to Cite

NUNES, H. C. B.; MELO, G. F. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: uma abordagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/28570. Acesso em: 23 jul. 2024.