FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: uma abordagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil
Keywords:
Palavras-chave, Formação Docente, Processo de Ensino-Aprendizagem, Educação Infantil.Abstract
Resumo: Esta pesquisa tem o objetivo de discutir a formação e os saberes docentes frente ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O estudo foi conduzido a partir do seguinte questionamento: como os processos de formação docente, inicial e continuada, podem contribuir para que a ação pedagógica possa ocorrer de forma assertiva no desenvolvimento da aprendizagem? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, embasada em referenciais teóricos de Tardif (2002), Gatti (2008), Nóvoa (2008), Imbernón (2009), Marcelo Garcia (2009), entre outros. A análise aponta que os principais desafios enfrentados pelos professores com relação à aprendizagem das crianças, estão ligados à intervenção adequada e transformadora da realidade, diante dos diferentes contextos existentes da cultura infantil e do processo de ensino-aprendizagem na infância. Nesse sentido, a formação inicial e continuada constituem-se em processos do desenvolvimento profissional, que devem ser dinâmicos, realizados a partir das necessidades formativas dos docentes, principalmente, no que se refere às mudanças de concepções e a dicotomia entre teoria-prática.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-27
How to Cite
NUNES, H. C. B.; MELO, G. F. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E SABERES DOCENTES: uma abordagem sobre o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/28570. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos