REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL.

Autores/as

  • Márcia Martins de Oliveira Abreu Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2016aXIII.n.25.67-89

Resumen

Resumo: O presente artigo apresenta como objetivo socializar uma análise teórica realizada no Grupo de Estudos da Alfabetização Inicial da ESEBA/UFU - GEAI, especialmente acerca da temática Planejamento e Organização da Rotina na Alfabetização. Para a realização da presente análise fez-se necessária uma breve conceituação dos termos alfabetização e letramento para o grupo de pesquisadoras envolvidas nesse processo e ainda uma reflexão sobre as influências da formação inicial, e especialmente a continuada, nas concepções docentes e nas diferentes formas de planejamento e organização da rotina alfabetizadora. Uma das referências de formação continuada utilizada no presente estudo foi o material produzido pelo Ministério da Educação(MEC), para o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa(PACTO) - programa lançado em 2013 pelo governo federal, cujo objetivo é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito anos de idade/3º ano do Ensino Fundamental. A análise realizada permitiu reflexões sobre a relação entre formação continuada, concepções e planejamento para os contextos de alfabetização inicial. Palavras-chaves: Concepções, formação continuada, planejamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Martins de Oliveira Abreu, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia (1998), especialização em Inspeção Escolar(2006) e Mestrado em Educação(2009) todos pela Universidade Federal de Uberlândia . Atuou como integrante da Comissão Permanente de Acompanhamento Pedagógico das Unidades de Educação Infantil Conveniadas de Uberlândia pela Secretaria Municipal de Educação e formadora local pelo convênio da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Avisa Lá e atualmente é professora efetiva das séries iniciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, artes visuais e Ensino Fundamental de nove anos.

Publicado

2017-08-23

Cómo citar

ABREU, M. M. de O. REFLEXÕES SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA ROTINA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO INICIAL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 67–89, 2017. DOI: 10.14393/OT2016aXIII.n.25.67-89. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/27716. Acesso em: 23 jul. 2024.