A utilização das tecnologias digitais no processo de alfabetização e letramento na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba/UFU
Palabras clave:
UCA, alfabetização, letramento.Resumen
A crescente utilização de tecnologias digitais da comunicação e da informação - TDIC no entretenimento, na saúde, na economia, enfim, nos diversos setores da vida humana tem impulsionado sua utilização também como subsídio às práticas pedagógicas. Neste artigo, relatam-se algumas atividades, em que essas tecnologias são utilizadas na modalidade de um computador para cada aluno, realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na ESEBA/UFU. Procurou-se enfatizar a formação e a metodologia utilizadas pelas educadoras para a apropriação desses recursos no processo de alfabetização e prática do letramento. Os relatos apontam para a compreensão do computador, na modalidade de um para cada aluno, como uma ferramenta integrada ao mundo, que possibilita a (re)significação da ação docente, a modernização do ensino e, ainda, potencial para auxiliar a construção de conhecimentos. A dinâmica na sala de aula revelou o avanço das crianças em direção à construção e à utilização da linguagem escrita no ambiente escolar e também como instrumento social de comunicação. Sabe-se que, há muito a ser feito em termos da apropriação das TDIC como recursos na construção do conhecimento, entretanto, o que se pretende ao se revelar a prática pedagógica em ambientes tecnológicos é provocar reflexões e produzir novas ideias.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.