A utilização das tecnologias digitais no processo de alfabetização e letramento na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba/UFU

Authors

  • Gervásio Teixeira ESEBA/UFU

Keywords:

UCA, alfabetização, letramento.

Abstract

A crescente utilização de tecnologias digitais da comunicação e da informação - TDIC no entretenimento, na saúde, na economia, enfim, nos diversos setores da vida humana tem impulsionado sua utilização também como subsídio às práticas pedagógicas. Neste artigo, relatam-se algumas atividades, em que essas tecnologias são utilizadas na modalidade de um computador para cada aluno, realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na ESEBA/UFU. Procurou-se enfatizar a formação e a metodologia utilizadas pelas educadoras para a apropriação desses recursos no processo de alfabetização e prática do letramento. Os relatos apontam para a compreensão do computador, na modalidade de um para cada aluno, como uma ferramenta integrada ao mundo, que possibilita a (re)significação da ação docente, a modernização do ensino e, ainda, potencial para auxiliar a construção de conhecimentos. A dinâmica na sala de aula revelou o avanço das crianças em direção à construção e à utilização da linguagem escrita no ambiente escolar e também como instrumento social de comunicação. Sabe-se que, há muito a ser feito em termos da apropriação das TDIC como recursos na construção do conhecimento, entretanto, o que se pretende ao se revelar a prática pedagógica em ambientes tecnológicos é provocar reflexões e produzir novas ideias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gervásio Teixeira, ESEBA/UFU

Alfabetização Inicial e Informática

Published

2014-12-19

How to Cite

TEIXEIRA, G. A utilização das tecnologias digitais no processo de alfabetização e letramento na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - Eseba/UFU. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22372. Acesso em: 22 jul. 2024.