CASA FAMILIAR RURAL
Palabras clave:
Pedagogia da Alternância, Casa Familiar Rural, FormaçãoResumen
Este artigo tem como objetivo verificar através de pesquisa de campo com os alunos da Casa Familiar Rural de Reserva a sua motivação quanto ao seu crescimento profissional, sua capacitação técnica e sua formação como empresário do meio rural. A Pedagogia da Alternância como metodologia utilizada nas Casas Familiares Rurais tem sido apontada como excelente ferramenta utilizada para o ensino dos filhos dos produtores rurais, considerando que é um método alternado de trabalho no campo e de aprendizagem escolar, em que se articula o trabalho da produção agrícola com a educação formal, contribuindo para a viabilização econômica da propriedade rural, aumento do nível de conhecimento da família, e principalmente fortalecimento da identidade pessoa e comunitária dos jovens. Com isto, as possibilidades de abandono do trabalho rural para estudar são remotas, pois as condições para a formação intelectual e política do aluno acontecem conforme a sua realidade de maneira a vincular o conhecimento teórico ao prático. Mediante abordagem junto aos atuais alunos da Casa Familiar Rural de Reserva foi verificado que as escolas atendem às expectativas daqueles alunos que pretendem permanecer no campo e realizar-se profissionalmente como empresário rural.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.