CASA FAMILIAR RURAL

Autores/as

  • José Antonio Martins Barbosa CESCAGE

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Casa Familiar Rural, Formação

Resumen

Este artigo tem como objetivo verificar através de pesquisa de campo com os alunos da Casa Familiar Rural de Reserva a sua motivação quanto ao seu crescimento profissional, sua capacitação técnica e sua formação como empresário do meio rural. A Pedagogia da Alternância como metodologia utilizada nas Casas Familiares Rurais tem sido apontada como excelente ferramenta utilizada para o ensino dos filhos dos produtores rurais, considerando que é um método alternado de trabalho no campo e de aprendizagem escolar, em que se articula o trabalho da produção agrícola com a educação formal, contribuindo para a viabilização econômica da propriedade rural, aumento do nível de conhecimento da família, e principalmente fortalecimento da identidade pessoa e comunitária dos jovens. Com isto, as possibilidades de abandono do trabalho rural para estudar são remotas, pois as condições para a formação intelectual e política do aluno acontecem conforme a sua realidade de maneira a vincular o conhecimento teórico ao prático. Mediante abordagem junto aos atuais alunos da Casa Familiar Rural de Reserva foi verificado que as escolas atendem às expectativas daqueles alunos que pretendem permanecer no campo e realizar-se profissionalmente como empresário rural.

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Biografía del autor/a

José Antonio Martins Barbosa, CESCAGE

Acadêmico

Publicado

2015-03-01

Cómo citar

BARBOSA, J. A. M. CASA FAMILIAR RURAL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14140. Acesso em: 26 nov. 2024.