CASA FAMILIAR RURAL

Authors

  • José Antonio Martins Barbosa CESCAGE

Keywords:

Pedagogia da Alternância, Casa Familiar Rural, Formação

Abstract

Este artigo tem como objetivo verificar através de pesquisa de campo com os alunos da Casa Familiar Rural de Reserva a sua motivação quanto ao seu crescimento profissional, sua capacitação técnica e sua formação como empresário do meio rural. A Pedagogia da Alternância como metodologia utilizada nas Casas Familiares Rurais tem sido apontada como excelente ferramenta utilizada para o ensino dos filhos dos produtores rurais, considerando que é um método alternado de trabalho no campo e de aprendizagem escolar, em que se articula o trabalho da produção agrícola com a educação formal, contribuindo para a viabilização econômica da propriedade rural, aumento do nível de conhecimento da família, e principalmente fortalecimento da identidade pessoa e comunitária dos jovens. Com isto, as possibilidades de abandono do trabalho rural para estudar são remotas, pois as condições para a formação intelectual e política do aluno acontecem conforme a sua realidade de maneira a vincular o conhecimento teórico ao prático. Mediante abordagem junto aos atuais alunos da Casa Familiar Rural de Reserva foi verificado que as escolas atendem às expectativas daqueles alunos que pretendem permanecer no campo e realizar-se profissionalmente como empresário rural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Antonio Martins Barbosa, CESCAGE

Acadêmico

Published

2015-03-01

How to Cite

BARBOSA, J. A. M. CASA FAMILIAR RURAL. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 16, n. 1, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14140. Acesso em: 5 nov. 2024.