Miguel's literacy assessment task

uma criança com autismo do segundo ano do ensino fundamental

Authors

  • Daniel Novaes Universidade São Francisco e Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco
  • Milena Moretto Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.2.73853

Keywords:

Diagnostic assessment, Literacy, Autism, Cultural-historical theory, Vigotski

Abstract

The purpose of this article is to understand how Miguel, a child with autism enrolled in the second year of primary school, performs a literacy assessment task. It is the result of doctoral research carried out in basic education, in a municipal school in a region on the outskirts of the interior of the state of São Paulo. The theoretical-methodological framework of cultural-historical theory supported the empirical work and the analyses of school situations. With a view to prospective human development, this framework defends the fundamentality of looking at the multiple determinations that make up phenomena. The analyses carried out highlight two movements: 1. the teacher's mediation in the proposed task; 2. the child's modes of participation in the proposed task. In addition, the study shows that the way Miguel carries out the assessment bears the marks of tasks that tend towards simplification to ‘pass the time’.

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Author Biographies

Daniel Novaes, Universidade São Francisco e Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista (2012-Prouni), Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Padre Anchieta, Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (2018-Capes) e Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (2022-Capes). Tem pesquisado na área da Educação (Especial), com ênfase em Teoria Histórico-Cultural, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, transtorno do espectro autista, autismo, formação de professor, biografização, relações de ensino e práticas pedagógicas.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989). Mestra e Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1996; 2001). Estágio Pós-Doutoral no Instituto de Educação da Universidade do Minho - PT, na área de Ciências da Educação, na especialidade de Sociologia da Educação e Política Educativa, sob supervisão da Profa. Dr.a. Teresa Sarmento (2018). Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2022-2023), sob a supervisão da profa. Dra. Daniele Henrique Nunes Silva.

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Já atuou como professora dos anos iniciais, no ensino fundamental de 6o. a 9o. ano e no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente, é professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Participa do grupo de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo, ALTER-LEGE da Universidade São Francisco, GPLIMES da Universidade São Paulo e é vice-líder do grupo Relações de ensino e trabalho docente da Universidade São Francisco. Foi coordenadora do Programa de Leitura e do Programa de Formação Geral da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com seguintes temas: Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento, Gêneros Textuais, Narrativas, Formação Docente. 

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Published

2024-11-25

How to Cite

NOVAES, D.; DE FREITAS, A. P.; MORETTO, M. Miguel’s literacy assessment task: uma criança com autismo do segundo ano do ensino fundamental. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 1–16, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.2.73853. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73853. Acesso em: 22 feb. 2025.