Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia

diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar

Authors

  • Joao Paulo Oliveira Faria UFF
  • Geórgia Regina Rodrigues Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.57426

Keywords:

Educação Física Escolar. Interdisciplinaridade. Transversalidade. Tecnologia de Informação e Comunicação.

Abstract

Physical Education as a compulsory curricular subject in basic education opens space for a pedagogical proposal that goes beyond the merely technical view, which is so common until today. This academic essay brought up the possibility of proposing thoughts on pedagogical practices that, mediated by Information and Communication Technologies (ICTs), enable an interdisciplinary and transversal look at the themes of “body culture of movements”, contributing to the promotion and democratization of different knowledge in this area. Therefore, it is suggested that: 1) PEI (Physical Education I) Teachers understand that this area of knowledge influences and is influenced by different fields of knowledge, such as: biology, anthropology, psychology, kinesiology etc.; 2) Corporal practices are themed, organized and culturally determined, and, therefore, they need to be thought through a transversal bias, in which themes of society are perceived in an emergency social crossing; and finally, 3) Information and Communication Technologies, as well as interactive learning spaces, can be interesting strategies to develop good interdisciplinary pedagogical practices in the context of PEI at school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006). Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice_diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informatica Aplicacada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

References

AZEVEDO, V. A.; GALDINO, C. A.; PIRES, G. L. Dez anos do GTT Educação Física, Comunicação e Mídia (CONBRACE/CBCE): análise de percurso e tendências. Congresso Brasileiro de Informação e Documentação Esportiva - CONBIDE, 2, Anais. Belo Horizonte: EEFFTO/UFMG; Ministério do Esporte, 2008.

BELLONI, M. L. Educação à distância. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. 115 p.

BETTI, M. Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar. Motriz. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 125-129, 2001.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRACHT, V.; TAFFAREL, C. N. Z.; SOARES, C. L.; CASTELLANI, L. F.; VARJAL, M. E. M. P.; ESCOBAR, M. O. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. 124 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. v. 7, Brasília: MEC, 1998.

BUSQUETS, M. D.; CAINZOS, M.; FERNANDÉZ, T.; LEAL, A.; MORENO, M.; SASTRE, G. Temas transversais em educação: bases para uma formação integral. São Paulo: Ática, 1998. 198 p.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 104 p.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 316 p.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª edição. São Paulo: Loyola, 2011. 176 p.

HOOKS, B. Ensinando a Transgredir – A Educação Como Prática Da Liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolia. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013. 288 p.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. Tradução: Eloá Jacobinar. 8ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p.

OLIVEIRA, C. B. Mídia, Cultura Corporal e Inclusão: Conteúdos da Educação Física Escolar. Lecturas: Educacion Física y Desportes. Buenos Aires, v. 10, n. 77, p. s/p, 2004.

PICCHETTI, C. N. A perspectiva da cultura corporal na educação física escolar: elementos para a construção de uma proposta pedagógica a partir do trabalho com os temas. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Superintendência da Educação. Os desafios das Escolas Públicas Paranaenses na Perspectiva do Professor PDE. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação, - Curitiba: SEED/PR., 2016.

TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004. 255 p.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1998. 418 p.

Published

2020-12-21

How to Cite

OLIVEIRA FARIA, J. P.; RODRIGUES GOMES, G. R. Interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia: diálogo sobre a prática pedagógica na educação física escolar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 457–469, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.57426. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/57426. Acesso em: 23 nov. 2024.